Índice
Em várias religiões, as velas têm um papel importante: tanto ajudando a alcançar graças, como iluminando a alma daqueles que já partiram. Mas, com o dia a dia corrido, nem sempre temos tempo de nos locomover até uma igreja para fazer nossas orações e é nesse momento que surge a possibilidade da vela virtual.
Mas, você sabe exatamente como essa vela funciona, para que ela é usada e quais os motivos que levam os fiéis a optarem por essa tecnologia? Se você compartilha dessas dúvidas, continue a leitura.
É uma possibilidade oferecida em vários sites, como no Santuário de Nossa Senhora Aparecida e também no site da Sagrada Família. A ideia é que os fiéis que desejarem façam um pequeno cadastro e acendam uma vela online que represente a sua intenção ou potencialize a sua oração.
Assim, quem não tem a oportunidade de se dirigir até o Santuário de Aparecida, por exemplo, pode, mesmo à distância, contar com a sua fé e a benção de Nossa Senhora para conseguir atingir as graças desejadas.
Outra possibilidade oferecida por alguns sites é o de acender uma vela em memória de alguém que já faleceu, algo que é bastante comum em várias religiões, como o catolicismo e o judaísmo. Essa é uma maneira de usar a tecnologia para homenagear alguém que foi especial na sua vida e também orar pela iluminação da alma dessa pessoa.
O funcionamento dependerá muito do site que você for usar e também das suas intenções. No Portal Pai Eterno, do Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, em Trindade, Goiás, por exemplo, as velas virtuais ficam acessas por nove dias, permitindo aos fiéis de todas as partes do mundo levarem a sua intenção até o Divino Pai Eterno. Após esse prazo, a vela é apagada automaticamente e quem desejar poderá fazer novas intenções.
Outra possibilidade é acender uma vela online no Sagrado Coração de Jesus. Nesse portal, as velas ficam acessas por 7 dias e todos os pedidos são inscritos no Livro de Orações da Associação Apostolado Sagrado Coração de Jesus, com as intenções sendo lembradas nas Missas, nos Conventos e Casas Religiosas e nos Grupos de Orações que participam do apostolado.
Quem desejar acender uma vela virtual em homenagem a alguém que faleceu, pode fazê-lo pelo site O Memorial. Além das velas, ainda é possível prestar vários tipos de homenagens, com histórias, fotografias e outros itens e depois compartilhá-las com seus amigos.
Embora algumas pessoas não acreditem no uso da tecnologia para “potencializar” as orações, existem muitos testemunhos de fé de várias bênçãos alcançadas, principalmente ligadas à recuperação de doenças, mas também em outros pontos, como reconciliação amorosa, emprego, cursos e muito mais.
Como dissemos, o ato de acender velas está presente em muitas religiões e cada uma possui explicações diferentes para o gesto. No início, a vela era utilizada apenas como iluminação, porque não existia energia elétrica. Mas, com o passar dos tempos, ela foi ganhando cada vez mais adeptos.
Na Bíblia, não existe nada que afirme o “poder” das velas. Para a Igreja Católica, ela está ligada à Luz do Divino ou a Luz de Deus, algo corroborado por algumas passagens, como quando Jesus disse que somos a luz do mundo (Mt 5,14).
Assim, muitos fiéis usam as velas como uma maneira de iluminar seus pensamentos e clarear suas ideias, ajudando a atravessar dificuldades e a vencer momentos difíceis. A luz da chama transmite a quem está orando o conforto e a segurança de que, de alguma maneira, as suas preces serão atendidas.
Na Igreja Católica, as velas estão presentes em muitos ritos importantes, como:
Em relação aos falecidos, a Igreja Católica orienta que os fiéis orem por essas pessoas, rogando para que Deus ilumine as suas almas. Por isso, muitos devotos têm o hábito de acender velas, ajudando nessa iluminação.
Muitos devotos creem que, o ato de acender uma vela ajudará a iluminar o caminho do falecido, auxiliando a alma a deixar o purgatório e encontrar a Salvação – é por isso também que rezamos as missas em homenagem aos que partiram.
No Judaísmo, o costume mais comum é acender uma vela por alguém que faleceu. Assim, além dos sete dias de Shivá, é tradição manter uma vela acesa na sinagoga ou na casa de quem faleceu durante os 11 meses de recitação do Kadish ou até o primeiro Yahrzeit.
A explicação está presente em vários pontos da Torá, que indicam a necessidade de acender uma vela desde que a pessoa entra em estado terminal para que a luz da chama acompanhe a saída da alma. No período de luto, a luz da vela ajuda na ascensão espiritual e no dia do Yahrzeit (data do falecimento), a luz da chama causa enorme satisfação a alma de quem partiu.
Outro momento em que os judeus costumam acender velas é na véspera de Yom Kipur pelo falecido, funcionando como uma maneira de ajudar no julgamento da alma, que costuma acontecer nesse dia sagrado.
Nas visitas ao cemitério, os judeus também acedem velas e a explicação para isso é para que a luz auxilie as almas a retornarem aos seus túmulos e também para que elas saibam que serão sempre lembradas pelos seus entes queridos.
Independentemente da sua crença, acender uma vela virtual é capaz de ajudar a potencializar as suas orações e de demonstrar a sua crença. Por isso mesmo que essas alternativas fazem tanto sucesso e se multiplicam na rede.
Muitos sites oferecem outras possibilidades além da vela virtual, como o pedido de oração e incluir testemunho. Você sabe a diferença entre eles?
A vela virtual pode ser acesa por vários motivos, como explicamos acima, e o usuário poderá escolher, dependendo do site, o tempo em que deseja que a vela fique acesa. Em alguns sites ainda há a opção de escrever uma mensagem junto com o acendimento da vela.
Nesse caso, vale lembrar que tudo o que for escrito poderá ser encontrado por meio de pesquisas no Google, por isso, evite usar nomes completos, números de documentos e outras informações pessoais e sigilosas.
Alguns sites, permitem que os fiéis façam pedidos de oração que são enviados diretamente aos Santuários para que essas orações sejam feitas pelos sacerdotes e padres de maneira reservada. Embora alguns solicitem as informações pessoais, elas não são divulgadas no site – apenas enviadas para quem irá rezar a oração.
O testemunho de fé é o espaço onde os usuários podem agradecer e relatar as bênçãos recebidas. Lembre-se que a maioria desses testemunhos são públicos, então considere ter cuidado na hora de incluir informações íntimas e pessoais.
Acender uma vela virtual já se tornou algo comum na vida dos brasileiros. Para se ter uma ideia dessa força, somente no site da Basílica Nacional são acendidas diariamente em torno de 3,5 mil velas, o que significa mais de 100 mil velas virtuais acesas mensalmente.
Justamente por isso, existem muitos sites que oferecem essa possibilidade, especialmente os ligados à fé católica. Se você quer acender uma vela virtual, existem algumas alternativas, como:
Quando falamos em vela virtual, muitos fiéis têm dúvidas se ela realmente possui o mesmo valor e significado de uma vela de verdade.
Para respondermos a essa questão, é importante lembrarmos do significado de acender uma vela, que explicamos no tópico anterior. Para os católicos e para muitas pessoas, a vela é um símbolo da luz divina de Cristo que ilumina a todos os seres humanos.
Por isso, quando acendemos uma vela para alguém ou para nós mesmos, mais importante do que esse ato, é a fé que temos e o nosso desejo genuíno em ajudar e interceder pela alma de alguém que está sofrendo ou que acabou de falecer.
Então, mais importante do que o meio físico, é a nossa intenção. Se a vontade e a intenção por trás do acendimento da vela forem verdadeiros e a fé brotar em nosso coração, tanto a vela virtual como a vela física trarão resultados, porque é a fé e o amor ao próximo que movem montanhas.
Neste conteúdo, você aprendeu o que é a vela virtual, viu como as religiões tratam o acendimento de velas e onde acender a sua para interceder por aqueles que ama.
Você gostou deste post? Continue aprendendo: baixe o nosso Guia do Inventário e entenda mais sobre a parte burocrática da morte.
O Cemitério Sem Mistério faz parte das empresas Parque Renascer e Renascer Funerária e criado para ser um portal informativo referente ao momento de luto.