Quais as Vantagens do E-commerce no Ramo de Cemitérios?

A venda online não é nenhuma novidade no Brasil. Pelo contrário, as lojas virtuais têm apresentado um crescimento significativo, mesmo com a nossa economia ainda em recuperação.

Segundo os dados da Locaweb, no primeiro semestre de 2018, o setor registrou um crescimento de 31%. É justamente essa mudança no perfil do consumidor que tem motivado empresas de ramos diferenciados a investirem na solução online, como é o caso do ramo de cemitérios.

Quais seriam as vantagens do e-commerce para esse setor tão diferenciado? Será que é interessante comprar produtos e serviços funerários pela internet?

Ficou curioso? Entenda mais sobre essa inovação!

E-commerce no ramo de cemitérios: como funciona?

Para algumas pessoas, o comércio virtual de produtos e serviços relacionados à morte pode parecer fora do comum. Mas a realidade é bem diferente, já que as novidades do setor não param de surgir.

São aplicativos, sites e comunidades de venda de itens variados, como jazigos de uso imediato e de uso futuro, serviços funerários e cremação. Hoje, por exemplo, com apenas alguns cliques, o enlutado pode encomendar uma coroa de flores pela internet, personalizá-la com os seus dizeres e mandar a funerária fazer a entrega diretamente no velório. Uma facilidade para as pessoas que moram longe e não poderão comparecer neste momento de dor ou, ainda, para aquelas que desejam ter mais facilidade.

Não são só os que estão sofrendo com a morte de alguém próximo que podem fazer compras pela internet. Quem deseja planejar a sua despedida, poderá encomendar um jazigo perpétuo no cemitério da sua preferência, fazendo toda a transação pela internet, inclusive escolhendo a quadra, o tipo de jazigo, a quantidade de gavetas e a forma de pagamento. Sem dificuldades e nem burocracia.

Encomenda de cremação de uso futuro

O mesmo acontece com quem deseja ser cremado, que pode comprar a cremação de uso imediato e ir pagando o valor em suaves prestações, sem deixar os seus parentes despreparados financeiramente quando o momento da sua despedida chegar. Além dessas facilidades, o mercado fúnebre ainda tem apostado na internet para inovar, realizando:

  • transmissões ao vivo das cerimônias fúnebres pela web, conectando pessoas de países ou estados diferentes que não puderam comparecer pessoalmente;
  • organização de velório e funeral, com toda a compra e personalização dos serviços feitos pela internet;
  • mural de homenagens para pessoas já falecidas;
  • velas virtuais.

Quais as vantagens do e-commerce no setor funerário?

vantagens do e-commerceComo você pode notar, embora o setor funerário seja bastante tradicional, as empresas estão de olho nas novidades e sempre buscando formas de se aproximar do consumidor. Quais seriam as vantagens do e-commerce no setor de cemitérios ? Veja alguns pontos positivos que ele é capaz de trazer.

Para o cliente

As principais vantagens do e-commerce estão focadas nas facilidades que esse tipo de comércio eletrônico traz para os clientes. Veja as principais:

Comodidade

Perder alguém próximo é sempre difícil e doloroso. Nesse momento, os parentes ficam bastante sensibilizados, o que torna ainda mais complicado fazer a compra de serviços funerários, jazigos e outros itens indispensáveis para a despedida.

Por isso mesmo, o e-commerce é uma solução interessante. Afinal, essas pessoas podem decidir por vários itens e fazer a compra de casa, sem ter que se deslocar até a funerária ou o cemitério, podendo ter mais tranquilidade em um momento no qual estão bastante sensibilizados pela dor da perda.

Comparação de preços

Uma das dificuldades de quem deseja comprar jazigos, cremações ou serviços funerários de modo antecipado é a comparação de preços, algo indispensável na maioria dos setores. Mas com o e-commerce isso é bem mais simples, afinal, com apenas alguns cliques, os clientes podem saber qual é o valor final do produto ou serviço, as formas de pagamento, o que está incluído e, assim, encontrar a solução que mais lhe agrade.

Rapidez e compra à distância

Infelizmente, lidar com a morte envolve um processo bastante burocrático. E nem sempre temos esse tempo disponível. Por isso, o e-commerce é capaz de trazer mais agilidade às transações comerciais, permitindo que os clientes façam as suas comparações e decidam pela compra nos momentos mais oportunos do seu dia. Além disso, quem mora em outra cidade ou país pode prestigiar e demonstrar a sua solidariedade à família enlutada, por exemplo, enviando coroas de flores caso não possa estar presente à cerimônia.

Para o empresário

O e-commerce tem se tornado mais comum, não apenas porque traz vantagens e facilidades aos clientes, mas também porque oferece benefícios aos empresários. Quem atua no ramo de cemitérios e funerárias pode investir nessas soluções, já que elas trazem muitos pontos positivos. Veja os principais:

Redução do custo operacional

Treinar equipes para realizar a venda fúnebre é uma das principais dificuldades do setor, afinal, ainda existe certa “resistência” em relação à comercialização da morte. Com um e-commerce, a necessidade de mão de obra é menor, já que muitas das etapas de vendas podem ser automatizadas, o que significa um custo operacional reduzido para as empresas.

Métricas

O universo digital possui uma vantagem muito interessante em relação aos meios tradicionais: as métricas. Hoje, é possível ter um aporte de informações sobre os seus consumidores muito maior.

É possível entender, por exemplo, o número de visitantes no seu site, as páginas que eles mais visualizam, o tempo médio de permanência, quais produtos têm maior interesse e as principais fontes de tráfego. Todos esses dados ajudam o gestor a otimizar o seu investimento, tornando suas campanhas mais eficientes e aumentando as vendas. Dessa forma, você poderá, por exemplo, pensar em promoções mais direcionadas, anúncios nas principais fontes de tráfego, investimento nos produtos ou serviços com mais saída.

Flexibilidade de vendas

Com um e-commerce, as empresas do ramo funerário podem ampliar o seu mix de produtos, abarcando um número ainda maior de potenciais clientes. Por exemplo, se você já oferece diversos serviços funerários, que tal criar um plano e oferecer essa possibilidade aos seus clientes?

O gestor ainda tem mais facilidade para realizar uma alternância entre diferentes estratégias de vendas, o que as torna mais flexíveis, aumentando ou reduzindo o seu portfólio de produtos. Ou, ainda, oferecendo serviços sazonais de acordo com o comportamento do consumidor, como homenagens na época de Finados.

Valorização da marca

O mercado de cemitérios e funerárias é bastante concorrido. Como esse é considerado um bem não desejado (que as pessoas usualmente não procuram comprar), a diferenciação entre as marcas é baixa.

Geralmente, os consumidores acabam comprando os produtos e serviços de empresas com as quais já se relacionaram antes ou por meio de indicação de amigos e familiares. Ao inovar, as empresas do ramo passam a diferenciar e destacar a sua marca, mostrando que se importam com seus clientes e valorizam o relacionamento com essas pessoas. A empresa demonstra que compreende a dor e a fragilidade do momento, oferecendo soluções que reduzam o desconforto causado pela perda de alguém querido.

Como você pode notar, existem muitas vantagens do e-commerce para as empresas do setor funerário e também para os clientes. Não é à toa que muitas estão inovando e investindo nessa tendência.

Dois exemplos vêm de Minas Gerais e são os cemitérios Bosque da Esperança e Parque Renascer. Ambos mantêm, em seus sites, e-commerces para a venda de jazigos e cremações de uso futuro ou imediato, oferecendo facilidades e tranquilidade para os clientes.

Gostou das nossas dicas? Aproveite e compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais!

Cemitério Sem Mistério

O Cemitério Sem Mistério faz parte das empresas Parque Renascer e Renascer Funerária e criado para ser um portal informativo referente ao momento de luto.

string(171) ""

LEIA TAMBÉM

MATERIAIS GRATUITOS