Qual é a utilidade de uma urna revestida com folha de zinco?

Quando falamos de fabricação de urnas funerárias, a madeira é, de longe, um dos materiais mais conhecidos. Mas, apesar disso, ela não é o único material usado e é possível optar por uma urna revestida com folha de zinco, por exemplo. Embora não seja tão conhecido, esse material pode trazer inúmeros benefícios e, em algumas situações, é obrigatório que as urnas tenham folhas de zinco como revestimento.

Quais as vantagens que esse revestimento oferece e em quais situações ele é exigido por lei? Continue a leitura e descubra!

Os diferentes materiais para as urnas funerárias

Como dissemos na introdução, a madeira é o material mais usado na fabricação das urnas funerárias. Porém, também existem outros tipos. Os mais comuns são:

  • mogno;
  • nogueira;
  • carvalho;
  • cerejeira, com tons de cor variando do mais claro ao mais escuro.

A madeira ainda pode ser categorizada em: comum, padrão ou premium. Claro que essas categorias também são consideradas na hora de definir o preço da urna. Apesar disso, os caixões de madeira costumam ser mais acessíveis que os fabricados em outros tipos de materiais e essa matéria-prima oferece vantagens como:

  • facilidade para trabalhar;
  • boa rentabilidade;
  • boa aparência;
  • possibilidade de personalização.

As urnas também podem ser produzidas em pedras naturais, porém são modelos bem mais caros e pesados, tornando praticamente inviável o transporte do corpo, ou de metal e aço inoxidável, que são mais duráveis e apresentam uma boa qualidade.

Outra opção no mercado são os caixões de papelão, com custo reduzido e com versões biodegradáveis, ou seja, que não agridem ao meio ambiente. Esse tipo de caixão é bem leve, fácil de carregar e mais acessível, além de poder também ser utilizado em cremações.

Quais as vantagens de uma urna revestida com folha de zinco?

Independente do material escolhido para a produção da urna, uma possibilidade interessante é revesti-la com folhas de zinco. Pela sua natureza, o zinco oferece proteção diferenciada contra diversos tipos de agentes patológicos e possui uma vida útil longa, com durabilidade que pode variar entre 40 ou 100 anos, dependendo das condições do ambiente.

Quando falamos em uma urna revestida com folha de zinco, a principal vantagem está na sua vedação hermética e também no seu poder antimicrobiano, impedindo contaminações principalmente quando o falecimento foi causado por doenças contagiosas. Além disso, esse material é impermeável e à prova d’água.

Quando a urna revestida com folha de zinco é obrigatória?

A urna revestida com folha de zinco é muito conhecida por quem deseja transportar um corpo por via aérea ou repatriar uma pessoa falecida. Isso porque esse material não é opaco às radiografias.

Ou seja, ele permite que o caixão seja submetido às máquinas de Raio-X dos aeroportos, sem que seja necessário romper a vedação hermética para que o seu conteúdo seja estudado. Essa é uma regulamentação da Associação Internacional de Transporte Aéreo e deverá ser seguida para transportar corpos para, praticamente, qualquer país do mundo.

No caso de pessoas que foram cremadas, a urna que contém as cinzas não precisa ser revestida com zinco, mas deve ser hermeticamente fechada. Como o caixão revestido com zinco costuma ter um valor mais alto, existem serviços de aluguel desse tipo de urna para as famílias que precisam fazer a repatriação, mas não podem pagar pela compra de um caixão como esse. Nos casos de mortes causadas por doenças infecto-contagiosas, muitas secretarias de saúde também exigem que o caixão seja revestido com folhas de zinco e que possa ser hermeticamente fechado para impedir a transmissão de doenças.

O que devo considerar na hora de escolher a urna funerária?

Como você viu, existem muitos materiais que podem ser usados na fabricação de uma urna funerária e nem sempre é fácil decidir pelo tipo ideal. Para lhe ajudar, separamos algumas dicas:

  • analise a qualidade do material, a durabilidade que ele oferece e se está de acordo com as exigências legais;
  • note como o acabamento é feito, garantindo beleza, elegância e durabilidade para a urna funerária;
  • pense como é o fechamento do caixão, algo importante caso o corpo vá ficar exposto durante o velório ou, como falamos, em casos de morte por doenças infecciosas;
  • analise o revestimento interno, que além de folhas de zinco, pode ser também de algodão, poliéster e linho;
  • considere o tamanho do caixão, que deverá estar de acordo com o tamanho do falecido, existindo, inclusive, modelos diferenciados para crianças e adultos;
  • pense na possibilidade de um caixão personalizado, garantindo que a despedida estará de acordo com a personalidade ou a vontade de quem faleceu;
  • considere a relação de custo-benefício;
  • analise as suas vontades e também o desejo do falecido. Por exemplo, algumas pessoas querem que o corpo seja preservado ao máximo, enquanto para outras a questão da sustentabilidade e do impacto ao meio ambiente pode ser um fator importante;
  • considere a opção de alugar um caixão, algo que pode ser feito para o velório e, após esse período, o falecido será sepultado em um caixão mais simples;
  • personalize o caixão, já que é possível incluir nomes e datas, além de gavetas para colocar pertences que remetam à memória do falecido.

Como você viu, existem muitas possibilidades quando falamos em materiais para os caixões, sendo que a urna revestida com zinco é uma das mais conhecidas e até recomendadas em várias situações. Esse tipo de material oferece muitas vantagens e impede que determinados tipos de agentes patológicos sejam disseminados para o ambiente, além de ser um revestimento opaco às máquinas de raio-x e, por isso, obrigatório nos casos de traslados de corpos.

Gostou de saber mais sobre a urna revestida com zinco? Se este conteúdo foi útil, assine a nossa newsletter para receber mais dicas interessantes como esta diretamente no seu e-mail!

Cemitério Sem Mistério

O Cemitério Sem Mistério faz parte das empresas Parque Renascer e Renascer Funerária e criado para ser um portal informativo referente ao momento de luto.

string(173) ""

LEIA TAMBÉM

MATERIAIS GRATUITOS