Música para homenagear quem morreu: como escolher?

Embora a morte seja natural e um processo pelo qual todos nós passaremos um dia, lidar com ela nem sempre é simples. Na hora de vivenciar a dor do luto, a música para homenagear quem morreu é uma excelente aliada, seja para o momento do velório ou para experienciar a dor da perda, ajudando a extravasar os sentimentos e a lidar melhor com eles.

Não sabe exatamente como escolher corretamente essas músicas? Nem de que forma esse tipo de homenagem pode ajudar? Continue a leitura para entender mais sobre o assunto!

A importância da homenagem fúnebre e da música

A homenagem fúnebre é uma forma muito bonita de os enlutados expressarem seus sentimentos e recordarem a memória de quem partiu. Ela pode ser feita, tanto no velório ou na cerimônia de sepultamento quanto meses ou anos após da partida.

Existem inúmeros tipos de homenagens que podem ser realizados em datas especiais (finados, aniversário de nascimento ou de falecimento, dia dos namorados, dia dos pais e das mães), no velório ou quando você sentir necessidade de relembrar alguém que já partiu. No velório, por exemplo, a homenagem musical é bastante usada e capaz de relembrar a personalidade e os gostos do ente querido ou ainda de expressar os sentimentos de perda daqueles que ficaram.

Mas não é só isso. Quem está vivenciado a dor do luto também pode se beneficiar ouvindo música, já que ela é capaz de funcionar como uma distração e ainda carregar diversos significados.

Recuperação do luto

As letras podem ajudar quem está enlutado a entrar em contato com seus sentimentos, enquanto as melodias conseguem modificar o nosso estado de ânimo. Por isso, muitas pessoas buscam a música para homenagear alguém que faleceu, seja durante o sepultamento ou de uma maneira mais reservada, para lhes auxiliar na recuperação e no processo de luto.

Música para homenagear quem morreu: dicas e ideias para sua playlist

Música para homenagear quem morreuNão existe uma regra fixa sobre como essas músicas devem ser escolhidas. O importante é analisar qual tipo de cerimônia ou homenagem será feita, quem participará desse encontro e também quais eram as preferências musicais do falecido.

Se ele era alguém muito ligado ao rock, que tocava em uma banda, por exemplo, é possível usar algumas canções dos seus artistas favoritos, como forma de homenagear a lembrança de quem partiu. Já as celebrações religiosas pedem por canções mais delicadas e serenas, que ajudem a trazer paz e conforto a todos os envolvidos.

Por isso, sempre fique atento às letras (além da melodia), em especial no caso de músicas em outras línguas. Analise também o que aquela música lhe desperta em termos de sentimento e por que ela ajuda a se lembrar de quem faleceu. Para lhe ajudar, nós fizemos uma seleção com algumas ideias em vários ritmos. Confira:

  1. Gostava tanto de você – Tim Maia

Eternizada na voz de Tim Maia, a música foi escrita por Edson Trindade e existem muitas histórias sobre ela. Algumas dizem que a música foi feita em homenagem a uma filha falecida de Tim Maia, outras que a homenagem era para um filho perdido de Edson e algumas que essa é apenas uma canção de amor. De qualquer forma, apesar de gravada em 1973, “Gostava Tanto de Você” ainda é um sucesso que toca inúmeros corações e é muito vista como uma despedida a alguém que partiu.

  1. Canção da América (Milton Nascimento)

Se você acabou de perder um grande amigo, com certeza “Canção da América” é uma ótima escolha de música, afinal, esse é considerado um verdadeiro hino à amizade. A música foi escrita originalmente em inglês, quando Milton passou um período em Los Angeles, em homenagem a um amigo que ele conheceu nos Estados Unidos. Carregada de sentimento, a canção ficou famosa por ter sido usada no velório de Ayrton Senna e também por ter marcado as homenagens de despedida do cantor Leandro (da dupla Leandro e Leonardo).

  1. Epitáfio (Titãs)

Composta por Sérgio de Britto Álvares Afonso e eternizada com os Titãs, “Epitáfio” é uma letra extremamente poética, que fala dos nossos “pequenos arrependimentos” diários e de como as demandas do dia a dia, às vezes tão urgentes, tornam-se pequenas diante do fato inevitável de que todos vamos morrer um dia. O título da música remete a uma inscrição usada sobre os túmulos e adapta-se perfeitamente à letra que trabalha com a ideia de perda e da necessidade de aproveitarmos melhor os momentos que temos ao lado das pessoas que amamos.

  1. Tears in Heaven (Eric Clapton)

Muitas pessoas não sabem, mas essa música de Eric Clapton, lançada em 1992, é uma homenagem ao seu filho Conor, que havia falecido no ano anterior, quando tinha apenas 4 anos de idade, depois de cair da janela de um apartamento em Nova York, onde uma amiga da mãe do menino morava. A música se tornou um hit dos anos 90 e a sua letra é extremamente bonita, falando da despedida, da dor da saudade e da necessidade de se continuar vivendo apesar das perdas importantes pelas quais todos nós passamos.

  1. Sonhando (Bruno & Marrone)

Quem é fã de sertanejo também possui ótimas ideias de músicas para homenagear quem morreu. À primeira vista, “sonhando” parece apenas uma declaração de alguém que perdeu a sua amada, mas a sua letra não foi escrita com esse sentido. Escrita por Anderson Richards, da Banda Gym, a canção foi feita em homenagem ao pai falecido do compositor e explora muito bem a dor do luto e da perda e como essa saudade pode ser intensa.

  1. Wish You Were Here (Bee Gees)

Em 1988, prestes a entrar de vez na banda Bee Gees, Andy Gibb (irmão dos outros músicos da banda) acabou falecendo de miocardite aos 30 anos. Como forma de homenagear, os irmãos compuseram “Wish You Were Here”, lançada no mesmo ano e com uma letra linda sobre saudade, perda e dias difíceis de luto.

  1. O Anjo mais Velho (O Teatro Mágico)

Essa é considerada uma das músicas mais bonitas do Teatro Mágico e foi escrita por Fernando Anitelli, como uma homenagem ao seu irmão falecido. Durante toda a música, somos levados a compreender a dor da perda do compositor e também a garra e a vontade de continuar vivendo,  de descobrir uma forma de ajeitar a sua vida, mesmo que uma parte importante dela tenha se perdido.

Como você viu, não existe muita regra sobre como escolher a música para homenagear quem morreu. O importante é tentar entrar em contato com os seus sentimentos, considerar o tipo de homenagem que está sendo feita e as preferências musicais do falecido.

Gostou deste conteúdo? Aproveite e curta a nossa página no Facebook para receber mais dicas interessantes como esta e acesse nosso canal no YouTube!

Cemitério Sem Mistério

O Cemitério Sem Mistério faz parte das empresas Parque Renascer e Renascer Funerária e criado para ser um portal informativo referente ao momento de luto.

string(188) ""

LEIA TAMBÉM

MATERIAIS GRATUITOS