Índice
Lidar com a morte e com a perda de pessoas queridas não é uma situação fácil, principalmente porque, em nossa sociedade, não é comum tratarmos esses temas e prepararmo-nos psicologicamente para as situações de despedida. Nesse sentido, os livros sobre a morte podem nos ajudar bastante a compreender o processo do luto, a reconhecer todos os sentimentos envolvidos nesse momento e, também, a superá-los a partir de histórias comoventes e emocionantes, muitas vezes, de pessoas reais, que também viveram situações semelhantes às nossas.
Ficou interessado? Continue a leitura e veja as nossas sugestões!
Já imaginou, em um mesmo período, perder o marido e ter de lidar com uma doença séria com sua filha única? Pois essa situação foi o que vivenciou a autora desse livro, lançado em 2006. Sem autopiedade e clichês, Joan Didion narra de forma emocionante e envolvente o período de um ano, em que teve de lidar com a morte do seu marido e também escritor, John Gregory Dunne, e com os problemas de saúde de sua filha.
O Pensamento Mágico é um livro sobre superação. Mas também sobre a necessidade de atravessarmos momentos em que toda a nossa vida parece ruir, a partir de uma experiência pessoal que, ao mesmo tempo, aborda temas universais.
Se você espera por fórmulas mágicas que ensinem o passo a passo para superar esse momento difícil, esqueça! O livro não oferece nada nesse sentido, mas ajuda o leitor a compreender que passar por períodos de dor é necessário e inevitável na vida de todos nós.
Lançado em 2012, essa história trágica e envolvente nos conta sobre a vida de um senhor de meia idade que está inconsolável pela morte da sua esposa. Mas essa situação está melhorando pouco a pouco, graças a algumas aparições frequentes da falecida.
Enquanto continua realizando seu trabalho na editora da família, ele começa a descobrir alguns livros capazes de ajudá-lo a encontrar uma maneira de se despedir da sua esposa. Uma história muito bonita não apenas sobre a morte de alguém querido, mas principalmente sobre como recomeçar depois que tudo o que lhe era mais importante e conhecido deixa de existir.
Imagine um mundo onde ninguém morre. Essa é a prerrogativa dessa história, criada pelo gênio José Saramago.
Nesse mundo fictício, o autor faz uma ampla divagação sobre inúmeros temas, como a vida e a morte, o amor e o sentido e, claro, sobre a nossa existência. Em um mundo no qual ninguém morre, existem muitos problemas, como a falta de leitos nos hospitais, a falta do sentido das religiões e, claro, a superlotação de pessoas “quase mortas” — enfermas gravemente, mas que não podem morrer (já que a morte não existe) e ficam presas em um sofrimento sem fim. Embora esse seja um livro bastante crítico sobre a nossa sociedade, ele nos ajuda a refletir sobre a importância da morte e da nossa vida ter um fim, ajudando a tornar esse momento menos impactante.
A autora desse livro, lançado em 2016, é uma geriatra que usa das suas experiências cuidando daqueles que estão morrendo para criar uma história cheia de lições de empatia e coragem. Com uma riqueza de detalhes e uma franqueza emocionante, Ana Claudia trata de vários temas relacionados à morte, como o controle da dor, o anseio pelo conforto, os aspectos espirituais e psicológicos envolvidos na morte e também do luto daqueles que ficam.
Além de nos ajudar a entender e compreender um pouco do turbilhão de sentimentos envolvidos no ato de se despedir de alguém que gostamos, o livro ainda passa uma mensagem importante. Afinal, como estamos vivendo e aproveitando os dias que ainda nos restam até chegarmos no fim dessa jornada?
Essa é uma indicação um pouco diferente de livro sobre a morte, afinal, ele trata sobre a doação de órgãos — uma temática extremamente importante, mas ainda pouco abordada. Lançado em 2013, o livro da autora de best-sellers, Lurlene McDaniel, conta a história de três garotas que veem a sua vida se cruzar graças a uma doação de órgãos. Uma história emocionante que trata de amor, renovação e perdas, além da força da amizade e da possibilidade de transformar a dor da morte em uma nova maneira de renascimento e de ajuda àqueles que mais precisam.
Ana Lucia Coradazzi é médica oncologista e traz nas páginas desse livro, lançado em 2015, histórias reais de pacientes seus ao receberem o diagnóstico de câncer — e como essa situação afeta a todos os familiares e amigos envolvidos. Mas, ao contrário do que se imagina, esse não é um livro mórbido ou extremamente triste e pesado. A partir de uma visão delicada e até poética, Ana Lucia mostra as percepções diferenciadas que um diagnóstico como esse pode trazer e, claro, as relações entre médico e paciente nesse momento tão difícil.
Um tema comum sobre a morte, abordado com uma riqueza literária e muita sensibilidade. Nesse título de 2012 (ganhador do prêmio Pulitzer), um único fato é abordado: o falecimento de um rapaz de 36 anos.
É a partir desse fato que todo o livro se desenrola, mostrando como a morte pode afetar todos os membros de uma família — e do quanto de força e união eles precisam ter para superarem esse momento tão doloroso. Uma tragédia repentina, mas que é capaz de modificar para sempre a vida de todos aqueles que ficaram.
Por último, nas nossas indicações de livros sobre a morte, um título que não conta nenhuma história, mas que pode ajudar quem está vivenciando a dor do luto. “O livro tibetano do viver e do morrer” é uma introdução às dificuldades e as alegrias do nosso caminho espiritual e de tudo o que envolve a morte ou os cuidados com aqueles que estão morrendo.
Lançado em 2014, esse título oferece ao leitor uma orientação para a vida e para a morte, baseada na tradição tibetana e na noção de carma e renascimento. Independente da religião ou da cultura, o livro pode ser usado por qualquer pessoa que deseje transformar a sua vida, preparando-se para a morte ou para lidar com o adeus próximo daqueles que estão morrendo.
Gostou das nossas indicações de livros sobre a morte? Já conhecia algum deles? Aproveite e confira o nosso post com dicas de filmes sobre a morte para você assistir!
Este conteúdo possui caráter não oficial e meramente informativo. As informações disponibilizadas foram confeccionadas tendo por base a legislação vigente em 18/05/2017. Eventuais alterações legislativas poderão impactar nas considerações apresentadas, não tendo o (Bosque da Esperança, Parque Renascer, Funerária) qualquer responsabilidade sobre possíveis incongruências que estas modificações possam causar ao conteúdo.
O Cemitério Sem Mistério faz parte das empresas Parque Renascer e Renascer Funerária e criado para ser um portal informativo referente ao momento de luto.