Luto em família: como vencer juntos a perda de um ente

O luto nunca é um sentimento que vivenciamos totalmente sozinhos. Afinal, geralmente quando alguém falece existe toda uma relação familiar que é rompida. É o pai de família, o marido, o irmão, o filho de alguém que acaba partindo – e para cada uma das pessoas envolvidas este luto pode ser sentido de forma diferente, afinal o falecido podia desempenhar relações distintas com cada membro da família.

Por isso, o luto em família é um assunto tão importante e que deve ser tratado com coerência e cuidado, visando reestruturar todo o seio familiar. Além disso, quando os membros se auxiliam e se unem na dor da perda pode ser mais fácil superá-la.

Você também está vivenciando o luto em família? Então continue a leitura e veja dicas importantes para superar este momento difícil.

A dor da perda e as relações familiares

Antes de começarmos a dar algumas dicas para superar este momento, é importante entender como se configura o luto em família, já que ele poderá variar de acordo com o papel e as relações que o falecido desempenhava e também com as maneiras como os familiares se envolvem afetivamente.

Alguns pontos podem influenciar no tipo de luto vivenciado, como:

  • a idade dos membros da família, incluindo de quem faleceu: quando quem falece tem uma idade mais avançada, parece haver uma aceitação maior, como se quem partiu já tivesse “vivido o tempo suficiente”, diferente da morte dos mais novos. Além disso, as crianças e os adolescentes tendem a ter mais dificuldades para aceitarem a morte;
  • o papel que o falecido desempenhava na hierarquia da família: geralmente, os filhos aceitam com muita dificuldade a morte dos pais, em especial se ainda estiverem na infância ou na adolescência e se viverem todos juntos na mesma casa. Os pais que perdem os filhos também têm uma tendência maior à desintegração, principalmente se não houver outros filhos na família;
  • o grau de poder exercido por quem faleceu: a relação se dá de acordo com os níveis de dependência em relação ao falecido, assim quando se perde um ente importante para a gestão familiar ou o seu suporte econômico, é mais difícil de aceitar e de manter a família unida posteriormente à perda;
  • o envolvimento afetivo entre os membros restantes: este é um dos aspectos mais importantes para a manutenção do equilíbrio familiar. Em uma família com alto grau de envolvimento afetivo, a morte de um ente querido é muito sentida, mas a estrutura familiar conseguirá ajudar na superação do luto.

Cada família é única e desempenha relações diferentes entre si, mas compreender estes aspectos ajuda a entender melhor e vivenciar de forma mais adequada o luto em família, inclusive pensando em estratégias para superá-lo.

A estrutura familiar e a vivência do luto em família

Além das relações que as pessoas tinham com o falecido, a estrutura familiar e a forma de lidarem com os sentimentos e as emoções também podem contribuir para a maneira como abordarão o luto.

Famílias que não expressam seus sentimentos

Quando algum dos seus membros falece, estas famílias costumam não dialogarem sobre seus sentimentos e as emoções que estão vivenciando. Normalmente, é imposto um silêncio geral sobre a memória do falecido e sobre a perda.

Às vezes pode ser como se o falecido nunca sequer tivesse existido, apagando-se todas as referências a ele, como fotografias, roupas, objetos e até a menção do membro nas conversas e lembranças.

Em muitos casos, estas famílias podem viver um luto patológico, recusando a assumir a perda do ente querido, dificultando os processos pessoais de luto.

Famílias que expressam seus sentimentos

Os processos de luto costumam ser facilitados e podem ser desenvolvidos de maneira mais saudável, já que existe uma gestão das emoções e um compartilhamento dos sentimentos.

Nestas famílias, também existe uma tendência maior a união, fazendo com que juntos eles consigam superar este momento através de um laço diário de solidariedade. Cada membro sabe que não está sozinho na sua dor e todos se ajudam, buscando o bem estar geral.

Como é possível superar o luto em família?

Como você viu, cada família poderá vivenciar o luto de uma maneira diferente, que varia de acordo com a perda sofrida e as relações dentro do seio familiar. Porém, existem algumas dicas que podem ajudar neste momento.

Conversem sobre este momento

Principalmente para as famílias que não têm o hábito de expressarem e compartilharem seus sentimentos, esta dica é muito importante. Quando o ente que falece não é “excluído” radicalmente do seio familiar e todos se sentem livres e seguros para partilharem seus sentimentos, a superação deste momento se torna mais fácil.

Assim, busque relembrarem quem partiu, troquem informações sobre seus sentimentos e tentem juntos superarem a dor da perda, amparando-se mutuamente.

Respeitem a dor do outro

Como dissemos no primeiro tópico deste artigo, a perda nunca será sentida de forma igual por todos os membros da família, já que quem partiu exercia diversos tipos de relações. Por isso, entender e respeitar a dor do outro é muito importante.

Não existe alguém que “sofra mais” ou que tenha um “sofrimento pior”. Toda a família sente o luto, mas cada um vivencia a sua dor de maneira diferente. Alguns preferem se calar, enquanto outros querem demonstrar o que estão sentindo. Evite comparar a sua dor com do outro familiar, mas sim respeitar cada forma de demonstração do luto.

Preste atenção ao luto infantil

As crianças e os adolescentes são os que mais costumam sentir com o luto em família, sendo que os mais novos podem não entender muito bem a ausência de quem faleceu. Por isso, cuide dos menores para que eles possam vivenciar o luto de maneira não patológica.

Converse com as crianças de forma honesta e não use eufemismos para a morte, pois se eles forem muitos novos podem não entender estas metáforas e achar que o familiar foi viajar e logo retornará, ou que está morando em um lugar diferente o qual ainda pode ser visitado.

Sempre tente conversar com as crianças e os adolescentes e entender como eles estão lidando com esta perda, oferecendo amparo e conforto.

Busque ajuda especializada se for preciso

O luto nunca é uma fase simples e nem todas as pessoas podem superá-lo sem problemas. Se alguém da família não estiver conseguindo se recuperar, ou estiver muito complicado de retomar as atividades cotidianas, este é um sinal claro de que é preciso buscar ajuda.

Hoje existem muitos psicólogos especializados na área do luto e até no luto em família, que podem ajudar a lidar com estes sentimentos e ainda a manter a união familiar, melhorando a forma como todos os membros lidam com a perda e até a comunicação entre vocês.

Deixe que todos vivenciem as fases do luto

O luto poderá trazer uma infinidade de sentimentos como a raiva, a tristeza, a culpa, o alívio, o medo, a ansiedade, a impotência, entre outros. E cada membro da família poderá ter sentimentos distintos. Vivenciá-los é extremamente importante para conseguir superar este momento.

Por isso, não tente fazer com que as pessoas próximas não vivenciem suas emoções. Respeite cada momento dos enlutados e deixe que eles se expressem, acolhendo uns aos outros na dor compartilhada.

Assim, evite tentar cobrar determinadas atitudes ou sentimentos das pessoas próximas, ou ainda tentar fazer com que saiam logo do luto, pois estas atitudes podem trazer mais problemas.

E, então, depois de ler este conteúdo ficou mais fácil superar o luto em família? Ainda tem alguma dúvida? Fale com a nossa equipe ou deixe um comentário aqui.

Este conteúdo possui caráter não oficial e meramente informativo. As informações disponibilizadas foram confeccionadas tendo por base a legislação vigente em 04/01/2017. Eventuais alterações legislativas poderão impactar nas considerações apresentadas, não tendo o (Parque Renascer, Funerária) qualquer responsabilidade sobre possíveis incongruências que estas modificações possam causar ao conteúdo.

Cemitério Sem Mistério

O Cemitério Sem Mistério faz parte das empresas Parque Renascer e Renascer Funerária e criado para ser um portal informativo referente ao momento de luto.

string(173) ""

LEIA TAMBÉM

MATERIAIS GRATUITOS