Por que fazer lembranças de luto para os parentes e amigos

Lidar com a perda de alguém querido nunca é uma tarefa fácil. O luto é um momento complicado em que temos de enfrentar uma variedade de sentimentos – e ainda aprender a viver com a ausência eterna de um ente querido. É nesse momento que as lembranças de luto podem ajudar.

Desenvolvidas de maneira personalizada, esses “santinhos” são tradições entre algumas famílias, e ajudam a prestar uma última homenagem a alguém especial.

Quer saber mais? Continue a leitura!

O que são as lembranças de luto e como elas funcionam?

lembranças de lutoAs lembranças de luto também são conhecidas como “santinhos” em alguns locais. Elas funcionam como pequenos folhetos impressos em gráfica com a foto do falecido e uma mensagem em homenagem a ele.

Normalmente, as lembranças são distribuídas durante o velório ou na missa de sétimo dia para os presentes, como uma maneira de homenagear e relembrar quem partiu.

Antigamente, essas lembranças eram bem sérias, mas hoje o cenário está se modificando e é possível mandar produzir santinhos coloridos e até com mensagens mais animadas e criativas, de modo a relembrar a personalidade e as preferências de quem partiu.

Se o falecido adorava flores, por exemplo, a lembrança pode vir com um fundo florido ou com uma fotografia do falecido que relembre um momento alegre. Quanto mais houver essa identificação, mais fácil é para os familiares e amigos manterem viva a lembrança daqueles que partiram.

Por que essas homenagens são importantes?

Para algumas pessoas, essas lembranças podem parecer um pouco mórbidas. Mas, na verdade, elas ajudam muito, principalmente os que ficam a lidar melhor com o luto e a despedida.

Homenagear quem se foi é uma maneira muito bonita de manter a memória da pessoa viva, além, é claro, de se despedir adequadamente. Isso ajuda a compreender melhor o que se está passando e torna esse momento mais simbólico.

O velório e a missa de sétimo dia são momentos marcantes na vida de quem perdeu alguém próximo, e geralmente muito difíceis, porque ainda estamos experimentando as primeiras fases do luto.

As homenagens prestadas nesses momentos ajudam a lidar melhor com esses sentimentos – e até a fazer com que a pessoa sinta que está se despedindo de maneira adequada e mantendo viva a memória e a lembrança daquele que partiu.

Por isso, é muito importante que esses “santinhos” tenham alguma relação com a personalidade, as preferências e os gostos do falecido. Quanto mais personalizada a homenagem for, melhor será para aqueles que ficam, que realmente se lembrarão com carinho do falecido e até de momentos especiais que viveram juntos, tornando a ocasião um pouco menos dolorosa.

A parte escrita da homenagem também pode ser personalizada, escrita pelos próprios familiares, ou ainda usando o trecho de uma música ou poema que tenha relação com a personalidade ou os hobbies de quem partiu, ou até com algum trecho da Bíblia, para os mais religiosos.

Quais outros tipos de homenagens fúnebres posso fazer?

As lembranças de luto são opções muito interessantes porque são fáceis de serem produzidas e distribuídas. Isso significa que os amigos e familiares que participarem do velório ou da missa de sétimo dia podem levar a homenagem para casa e sempre que quiserem se recordar com carinho de quem partiu.

Apesar disso, essa não é a única opção e existem outras possibilidades para se homenagear os falecidos. Veja algumas.

Homenagem musical

Durante o velório, algumas empresas permitem que outros tipos de homenagens sejam feitas – e uma delas é a musical, com uma equipe de músicos tocando ao vivo algumas canções escolhidas pela família.

Para os falecidos que tinham uma ligação especial com a música, essa homenagem pode ser bem interessante, ajudando a suavizar o ambiente e ainda a relembrar as canções favoritas de quem partiu.

Por exemplo, se o falecido tocava em uma banda, é possível relembrar as músicas que ele mais gostava, ou ainda aquelas que tenham relação com a sua personalidade, tornando esse momento ainda mais inesquecível e emocionante.

Elegia

A elegia, na verdade, é um discurso que pode ser proferido por alguém da família ou outro ente querido no velório ou no sepultamento. Essa também é uma homenagem muito interessante e que ajuda a tornar esse momento bem mais emocionante.

Vocês podem escrever um discurso totalmente personalizado, relembrando a memória e a personalidade de quem partiu e ainda aproveitando esse momento para se despedir da maneira que acharem melhor, dizendo algumas últimas palavras (que às vezes a morte repentina impediu vocês de falarem).

Chuva de pétalas

Essa opção costuma ser mais utilizada ao final do velório ou durante o enterro e é uma maneira simbólica e bem bacana de tornar esse momento ainda mais especial e bonito. Certamente, será um instante de muita emoção e que ficará na lembrança de todos os participantes.

E-homenagem

É uma modalidade nova oferecida por alguns cemitérios, crematórios ou funerárias. Consiste em uma plataforma online ou um site, no qual, quem desejar, poderá escrever uma mensagem e expressar seus sentimentos pelo ente querido.

Soltura de balões

Normalmente, no Dia de Finados, os cemitérios costumam realizar algumas programações especiais – e em alguns acontece a soltura de balões, simbolizando os que partiram.

Quem desejar pode reproduzir essa ideia no enterro ao final do velório, com cada convidado soltando um balão em homenagem ao falecido.

Claro, além dessas, existem várias outras opções de homenagens. O importante é que ela tenha relação com quem partiu, ajudando a resgatar a memória do falecido e também confortando aqueles que ficaram.

Além do velório, do enterro e da missa do sétimo dia, você poderá organizar essas homenagens sempre que sentir necessidade, como no Finados, no dia das mães ou dos pais, no aniversário do falecido, no casamento de alguém próximo e em outras datas especiais para vocês.

Algumas outras ideias que muitas pessoas adotam como homenagem são:

  • tatuagens com símbolos, frases ou desenhos que relembrem quem partiu (por exemplo, filhos que tatuam a assinatura dos pais falecidos e assim por diante);
  • visitas regulares ao túmulo, levando flores, limpando e cuidando da sepultura;
  • viagens a locais que tenham relação com a história de vocês ou até a destinos que o falecido gostaria muito de conhecer;
  • fazer alguma atividade que o falecido tinha vontade de realizar, mas não conseguiu fazê-la em vida;
  • pedir para rezar uma missa em memória de alguém querido;
  • organizar um evento em memória de alguém que partiu (como uma partida de futebol para o falecido que foi técnico da equipe);
  • criar um cantinho em casa para homenagear o falecido, com fotografias ou até alguns objetos pessoais.

Não existem regras pré-definidas, o importante é que essa homenagem ajude você a lidar melhor com a dor da perda e a manter viva a memória de alguém que foi especial na sua vida (e que, com certeza, continuará sendo, ainda que fisicamente essa pessoa não esteja mais presente).

Gostou de saber mais sobre as lembranças de luto? Deseja contar com essa e outras homenagens na despedida de alguém querido? Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudá-lo a homenagear alguém importante para você.

Cemitério Sem Mistério

O Cemitério Sem Mistério faz parte das empresas Parque Renascer e Renascer Funerária e criado para ser um portal informativo referente ao momento de luto.

string(171) ""

LEIA TAMBÉM

MATERIAIS GRATUITOS