Índice
Não é de hoje que os cemitérios atraem uma quantidade significativa de visitantes, sendo que muitas dessas pessoas vão até esses locais para visitar os túmulos dos famosos dos quais eles eram fãs ou nutriam uma grande admiração.
O tema é tão bem explorado que até existe um tipo de turismo dedicado a essas visitas. E entre as coisas que mais chamam a atenção, claro, estão as lápides para túmulos, com epitáfios diferenciados.
Ficou curioso? Continue a leitura e veja algumas lápides para túmulos de famosos!
Mais conhecida como “Evita” Perón, a primeira-dama mais famosa da Argentina faleceu em 1952, aos 33 anos, vítima de um câncer de útero. Também aclamada como “mãe dos pobres”, a sua influência permanece até hoje no país vizinho.
Mesmo após seu falecimento, a história de Eva Perón continuou conturbada. Visando acabar com o mito que se formou em torno da mulher, os militares decidiram remover seu corpo que havia sido embalsamado após a queda de Perón, em 1955.
Primeiro, o corpo foi transferido e enterrado em Milão, na Itália e somente em 1976, após inúmeros percalços, é que ela foi “devolvida” para a Argentina, no cemitério da Ricoleta, em Buenos Aires, onde permanece até hoje – sendo um dos túmulos mais visitados do país.
Após anos sem inscrição, hoje o mausoléu da família guarda a seguinte mensagem:
“Não chores por mim perdida ao longe, eu sou parte essencial da sua existência, todo o amor e dor me foi previsto, cumpri minha humilde imitação de Cristo que andou em meu caminho para seguir seus discípulos”.
Arthur Ignatius Conan Doyle, mais conhecido como Sir Arthur Conan Doyle é o criador do personagem Sherlock Holmes, o detetive mais famoso da literatura mundial. Além de escritor, Doyle também foi médico e acabou falecendo em 1930 na sua casa em East Sussex devido a um ataque cardíaco.
O corpo do escritor está enterrado no cemitério de Minstead, ao lado da sua esposa, e também costuma receber inúmeras visitas dos seus fãs e admiradores que até hoje se encantam com as narrativas de Sherlock e Watson.
Em sua lápide está a seguinte inscrição:
“Verdadeiro aço. Lâmina afiada”.
Para muitos, o Rei do Rock não morreu. Mas, apesar disso, o seu túmulo é um dos mais visitados da história. O cantor faleceu em 16 de agosto de 1977, uma data que até hoje é bastante lembrada pelos fãs, com excursões e passeios até Graceland (a casa de Elvis, em Memphis) e também visitas ao seu túmulo.
Até hoje a morte de Elvis Presley permanece um mistério para muitos. A causa mais provável e aceita é de uma arritmia cardíaca provocada pela ingestão de vários medicamentos controlados. O Rei está enterrado na sua mansão ao redor de uma fonte no jardim e no seu túmulo está gravada a mensagem do pai de Elvis, Vernon Presley:
“Foi um presente precioso de Deus. Nós o amávamos muito, ele tinha um talento divino que compartilhava com todos e, sem dúvida, passou a ser aclamado em todo o planeta, conquistando os corações dos jovens e velhos, apenas para nos entreter, mas também por sua grande humanidade, sua generosidade e seus sentimentos nobres para com o próximo. Ele revolucionou o mundo da música e recebeu os prêmios mais prestigiados. Ele se tornou uma lenda viva do seu tempo, ganhando respeito e amor de milhões de pessoas. Deus notou que ele precisava descansar e levou-o para casa para estar com Ele. Sentimos sua falta e agradecemos a Deus por nos dar você como filho”.
Outro grande nome da música internacional também entra na nossa lista de lápides para túmulos de famosos. Falecido em 1998, Sinatra foi cantor, ator e produtor, sendo considerado um dos artistas mais queridos do público em todo o século XX.
Sinatra faleceu de um ataque cardíaco em Los Angeles e foi sepultado no Desert Memorial Park, na Califórnia. Na sua lápide é possível encontrar uma mensagem simples, mas que condiz com a forma como Frank Sinatra viveu a sua vida. A mensagem é:
“O melhor ainda está por vir”.
Marx foi um dos nomes mais famosos e importantes da história contemporânea, sendo conhecido como o “pai do socialismo” e um dos principais críticos ao capitalismo.
Karl Marx faleceu em 1883 com 64 anos e seu corpo está sepultado no Cemitério de Highgate, em Londres. O túmulo é todo feito em granito e conta com um busto em bronze do filósofo. Nele é possível ler a inscrição:
“Os filósofos têm interpretado o mundo de várias maneiras. O ponto, contudo, é mudá-lo”.
Considerado um dos melhores guitarristas da história, Jimi Hendrix é até hoje um dos mais influentes da sua geração. O músico faleceu em 18 de setembro de 1970, em circunstâncias até hoje não muito bem explicadas.
Apesar disso, Hendrix continuou e continua influenciando dezenas de pessoas. Seu corpo está sepultado no Greenwood Memorial Park, em Washington, nos Estados Unidos e conta com um epitáfio bem diferente, que diz:
“Nós veremos na próxima, baby. Não demore”.
Douglas Glen Covin foi seu nome de batismo, mas ele ficou mais conhecido como De Dee Ramone, baixista e compositor dos Ramones – banda mais influente do punk rock.
O músico faleceu em 5 de junho de 2002 na sua casa. Acredita-se que ele tenha sido vítima de uma overdose. Apesar disso, De Dee é lembrado por milhares de fãs que visitam seu túmulo no Hollywood Forever Cemitery, o qual conta com o seguinte epitáfio:
“Ok… Tenho que ir agora”.
Edgar Allan Poe foi um dos escritores mais importantes da literatura mundial, sendo considerado um dos pais do gênero ficção científica. Também foi o primeiro escritor americano conhecido a conseguir ganhar a vida escrevendo.
Poe faleceu em outubro de 1949, após ter sido encontrado vagando pelas ruas de Baltimore, com roupas que não eram suas. Originalmente o escritor havia sido enterrado na parte de trás do cemitério de Westminster, sem a presença de uma lápide.
Hoje, o local conta com uma lápide comemorativa e com uma passagem da sua obra mais famosa, O Corvo, como epitáfio:
“Disse o corvo, ‘nunca mais’”.
Então, gostou de conhecer sobre as lápides para túmulos dos famosos? Já conhecia alguma dessas histórias? Se você gostou deste conteúdo, aproveite e curta a nossa página no Facebook!
O Cemitério Sem Mistério faz parte das empresas Parque Renascer e Renascer Funerária e criado para ser um portal informativo referente ao momento de luto.