Índice
Falar ou pensar sobre a morte é considerado algo mórbido para algumas pessoas. Mas, infelizmente, ninguém está salvo dela. E quanto mais cedo começarmos a pensar e planejar a nossa despedida, menos burocrática e custosa ela se tornará. Nesse sentido, investir no jazigo de uso futuro é uma excelente ideia.
Essa modalidade permite a compra ainda em vida, com a possibilidade de pagar prestações mais baixas – e assim garantir que a sua família não ficará endividada caso algo venha a ocorrer.
Quer entender melhor como funciona a compra de um jazigo de uso futuro e porque essa é uma excelente escolha? Continue a leitura!
Quem se depara pela primeira vez com as nomenclaturas do setor funerário pode estranhar. Afinal, existem vários termos relativamente complexos. Entendê-los é fundamental para realizar escolhas mais acertadas.
O termo “jazigo de uso futuro”, remete a um local onde você ou sua família poderão ser sepultados, mas que apenas deverá ser usado dentro de um determinado período de tempo.
Em geral, os cemitérios pedem um período de carência de 90 dias para que o jazigo possa ser usado. Justamente por esse motivo, ele costuma ter um valor mais acessível, além da possibilidade de pagamento parcelado.
Outra modalidade disponível é o jazigo de uso imediato. Normalmente, essa compra é feita quando a família não possui um lugar para sepultar seu falecido. Então, ela se dirige até um cemitério e compra um jazigo que pode ser usado imediatamente para o sepultamento.
A desvantagem é que essa modalidade costuma ter um valor mais elevado e dificilmente você poderá escolher o local que deseja dentro do cemitério, afinal existem apenas alguns jazigos disponíveis para uso imediato.
Além dessas questões, também é válido conferir se você está comprando um jazigo perpétuo ou temporário. O primeiro ficará em seu nome enquanto você estiver vivo e depois passará para as próximas gerações da sua família.
Já o jazigo temporário funciona como uma espécie de aluguel, no qual se paga pelo direito de uso do jazigo por apenas um tempo pré-estipulado. Depois desse período, em geral de 3 a 5 anos, será preciso exumar os restos mortais e armazenar a ossada em uma urna. O espaço, então, poderá ser reaproveitado pelo cemitério e vendido a outras famílias.
Agora que você já sabe o que é um jazigo de uso futuro, certamente deve ter notado algumas vantagens importantes dessa modalidade, não é mesmo? Vamos analisá-las em detalhes.
A principal vantagem desse tipo de jazigo é, sem dúvida, a financeira. Afinal é muito mais barato comprar um jazigo de uso futuro do que um de uso imediato. Além disso, as condições de pagamento são facilitadas.
Ou seja, você poderá programar essa compra, pagando prestações pequenas ao longo de alguns meses, sem que isso interfira no orçamento da sua família.
Embora ninguém goste de falar sobre a morte, planejar como será a sua despedida é algo que pode fazer toda a diferença para os que ficam. Ao comprar um jazigo de uso futuro, você terá a possibilidade de conversar com seus familiares sobre essas questões sensíveis.
Por exemplo, indicar como você gostaria de ser sepultado, as homenagens no velório, se deseja ser doador de órgãos, entre outras questões.
Além disso, o jazigo de uso futuro normalmente traz mais opções ao comprador. Ou seja, você conseguirá optar pelo local do cemitério que deseja, pensando na comodidade para seus familiares visitarem a sepultura.
Lidar com o luto é uma das maiores dificuldades da vida. E nesse momento de dor e sofrimento, muitos familiares ainda precisam tomar decisões difíceis e sensíveis. Quando o falecido deixa orientações sobre como proceder, os familiares se sentem mais amparados.
Um jazigo de uso futuro também é uma forma de evitar que seus familiares sofram com dívidas, tendo de arcar com a compra do lugar para sepultá-lo e os demais custos envolvendo os serviços funerários.
Essa é uma maneira de pensar no futuro daqueles que você ama, evitando que eles sofram além do necessário ou contraiam dívidas difíceis de serem quitadas.
Ainda falando sobre a proteção daqueles que você ama, o jazigo de uso futuro também pode ser familiar. Isso significa que, no mesmo espaço, será possível sepultar outros membros da sua família, deixando todos protegidos contra quaisquer eventualidades.
Em geral, os jazigos variam entre 2 a até 8 gavetas, sendo que, quanto mais gavetas, mais pessoas podem ser sepultadas. Um modelo bem comum é o de 3 gavetas, que oferece espaço para 3 urnas funerárias e permite até 12 exumações.
Existem ainda os modelos maiores, como os de 8 gavetas com área central para serviços. Esse jazigo conta com 4 gavetas de cada lado, o que significa que pode comportar até 8 urnas funerárias e 32 exumações.
Depois de ler o tópico anterior, você já está convencido de que investir em um jazigo de uso futuro é uma boa ideia? Para essa compra funcionar como o esperado, é essencial tomar alguns cuidados básicos, como:
Neste conteúdo, você aprendeu que o jazigo de uso futuro é aquele comprado ainda em vida e que dispõe de um período de carência (em geral de 90 dias). Ele oferece muitas vantagens como: facilidades de pagamento, valor acessível, possibilidade de proteger financeiramente quem você ama, permite escolher o local da sepultura, entre outros.
Gostou das nossas dicas? Assine a nossa newsletter e receba outros conteúdos interessantes como este no seu e-mail!
O Cemitério Sem Mistério faz parte das empresas Parque Renascer e Renascer Funerária e criado para ser um portal informativo referente ao momento de luto.