6 passos para realizar a despedida de um ente querido

Lidar com a morte de um familiar ou de um amigo próximo sempre é algo muito complicado. Mas, uma maneira de aliviar a dor da perda é organizando a despedida de um ente querido.

Homenagear quem partiu, relembrando as suas preferências, ajuda principalmente quem fica, já que torna mais fácil e mais bonita essa despedida, ficando na memória de todos os participantes.

Está passando por esse momento complicado? Então veja as dicas que separamos e que podem lhe ajudar.

  1. Considere as preferências do falecido

Antes de pensar no velório ou nas homenagens fúnebres, é muito importante considerar os gostos e as preferências de quem faleceu. Se o desejo da pessoa era ser cremada, por exemplo, tente seguir essa orientação, bem como as demais que ela pode ter deixado em vida.

Mas se o falecimento aconteceu de forma inesperada, tente se recordar dos gostos e das particularidades da pessoa, encontrando a maneira mais adequada de homenagear a sua memória.

Pode ser que o ente querido tivesse uma flor ou uma cor favorita, e ela pode ser usada no velório, ou até fosse torcedor fanático de um time (e a bandeira pode ser colocada sobre o caixão). Para algumas pessoas, isso são apenas detalhes, mas com certeza fazem toda a diferença para quem está se despedindo.

  1. Defina o local do velório

O velório é um rito de passagem extremamente significativo para a despedida de um ente querido. Afinal, é o momento que podemos nos relembrar e homenagear a memória de alguém que foi importante na nossa vida.

Geralmente, é no velório que acabamos nos “dando conta” da situação e, principalmente, do caráter irrevogável da morte. Por isso, não deixe de realizá-lo.

Definir o local do velório é algo primordial e deve ser uma das primeiras medidas tomada. Afinal, é necessário que a sala fique próxima do cemitério onde o falecido será sepultado e também que seja de fácil acesso para os amigos e familiares.

Além disso, garanta que o espaço tenha uma boa infraestrutura, com banheiros, espaço reservado à família, possibilidade de decoração, climatização e outros detalhes que ajudam a trazer mais conforto nesse momento difícil.

  1. Esteja atento à documentação

A burocracia é um ponto que precisamos cuidar, infelizmente, quando alguém falece. Nesses casos, é fundamental ficar atento a documentação necessária – já que sem ela você não conseguirá liberar o enterro e nem o corpo para o velório.

Quando alguém falece em um hospital, a própria entidade e o médico responsável já emitem a Declaração de Óbito. De posse desse documento, a família poderá procurar a funerária que será responsável pelos demais trâmites.

Os funcionários da funerária poderão lhe orientar quanto aos passos seguintes, mas geralmente você terá de providenciar alguns documentos e informações para a emissão da Certidão de Óbito e da Guia de Sepultamento (sem a qual o enterro não poderá ser realizado).

Também será preciso liberar o corpo junto ao hospital ou ao IML (dependendo das circunstâncias da morte) e fazer o translado até a funerária, para que ele seja preparado para o velório. Todos esses trâmites podem ser realizados pela funerária, por isso tenha cuidado na hora de escolher a empresa.

  1. Avise os amigos e os familiares

Muitas pessoas podem desejar se despedir do ente querido, por isso se lembre de avisar aos amigos e familiares. Você poderá ligar para os mais próximos, informando sobre a data e o horário do velório.

No caso de pessoas públicas, como professores, jornalistas, esportistas ou outros que tinham muitos amigos e eram bem conhecidos, é possível criar uma postagem nas redes sociais avisando sobre o velório, por exemplo.

É importante que as pessoas saibam o endereço do velório, o horário e também a data e a hora prevista para o enterro, de forma a se planejarem adequadamente.

  1. Prepare as homenagens

As homenagens fúnebres são formas muito bonitas de se despedir de alguém querido e ajudam a transformar o momento do velório e do enterro. Hoje, as empresas funerárias e os cemitérios oferecem muitas possibilidades – mas é sempre importante considerar os gostos e a personalidade do falecido.

Algumas ideias são:

  • elegia: montar um discurso relembrando a memória do falecido e agradecendo por sua existência;
  • chuva de pétalas: que pode acontecer no velório ou após o enterro;
  • homenagem musical: relembrando as preferências musicais do falecido ou até o hino do time de futebol, por exemplo;
  • carro clássico para o translado;
  • lembranças de luto;
  • flores para o velório;
  • canto de pássaros;
  • soltura de balões durante o enterro;
  • entre outros.

Além desses, você também pode pensar em outras homenagens que façam sentido diante da história e do relacionamento de vocês. É possível usar algumas fotografias para o velório, ajudando a relembrar momentos importantes do falecido, fazer uma prece ou até rezar uma missa ou outras homenagens religiosas.

Para quem será cremado, também existem opções. Aspergir as cinzas em um local importante para o falecido, por exemplo, é uma homenagem muito bonita e pode ser feita com a presença dos amigos e familiares e até com música ao vivo, soltura de balões e outros itens – ou de forma mais silenciosa e particular.

Não existem regras. O importante é que essa homenagem faça sentido para você e também para o ente querido, sempre se relacionando com seus gostos e preferências. Pense de que forma o falecido gostaria de ser lembrado, e traga isso para a sua homenagem fúnebre.

  1. Relembre a memória do falecido

Mesmo depois do velório e do enterro, você provavelmente sentirá necessidade e vontade de relembrar a memória de quem partiu em datas especiais, como Finados, dia das mães ou dos pais, aniversário, data de casamento e assim por diante.

Não deixe essas datas passarem em branco e aproveite o momento para agradecer por poder dividir a sua vida com alguém tão especial. Para essas datas também existem homenagens que podem ser prestadas.

Além de levar flores ao túmulo, você poderá mandar rezar uma missa ou outro culto religioso em memória do falecido e até promover uma atividade que tenha relação com a pessoa, como organizar uma partida de futebol com os amigos próximos, visitar algum local que lhe traga boas lembranças ou outros rituais.

Como você viu, organizar a despedida de um ente querido não é uma tarefa fácil, afinal além da emoção do momento, ainda existem muitos outros pontos que precisam ser considerados. Porém, essas homenagens são importantes, ajudando você e as pessoas próximas a lidarem melhor com a dor e com a partida de alguém que foi (e continua sendo) tão especial.

Se esse conteúdo foi útil para você, assine a nossa newsletter e receba as novidades do blog direto no seu e-mail.

Cemitério Sem Mistério

O Cemitério Sem Mistério faz parte das empresas Parque Renascer e Renascer Funerária e criado para ser um portal informativo referente ao momento de luto.

string(171) ""

LEIA TAMBÉM

MATERIAIS GRATUITOS