Cinzas de cremação: 6 ideias de lugares para você eternizá-las!

As pessoas têm buscado bastante pela cremação, em vez do tradicional sepultamento. Os motivos para isso são vários e estão quase sempre ligados à ideia de tornar o momento da despedida mais leve e menos traumático para os que ficam.

Porém, é comum surgir a dúvida sobre o que fazer com as cinzas de cremação após o processo. Embora algumas pessoas indiquem onde e de que forma gostariam que as suas cinzas fossem eternizadas, outras não deixam nenhuma recomendação e cabe aos familiares e amigos próximos tomarem essa decisão.

Quer algumas ideias sobre onde eternizar as cinzas de um parente querido? Continue a sua leitura!

As cinzas de cremação e a Igreja Católica

Antes de começarmos a dar algumas ideias de locais e formas de eternizar a memória de entes queridos, cabe um adendo importante. Se você ou a pessoa cremada forem católicos, é importante saber que, de acordo com a nova recomendação do Vaticano, a Igreja proíbe seus fiéis de aspergirem as cinzas de cremação ou de transformá-las em itens de recordação. Na visão do catolicismo, o corpo deve ser mantido em um local sagrado e visitado para as orações, já que a Igreja acredita na ressurreição da carne e na dignidade do corpo, bem como na importância do ritual do funeral e do sepultamento.

Assim, a Igreja não proíbe que seus fiéis sejam cremados, mas as cinzas devem ser mantidas em cemitérios ou locais sagrados. É permitido levá-las para casa apenas em situações excepcionais, como no caso dos mortos em guerra e locais onde não existem cemitérios específicos para serem sepultados.

Ideias para eternizar as cinzas de cremação

Se você ou seu ente querido não são católicos e desejam eternizar as cinzas e transformar esse momento em algo mais lúdico, saiba que, hoje, já existem muitas empresas que trabalham nesse sentido. Veja algumas ideias interessantes:

1- Transforme as cinzas em uma árvore

Para aqueles que acreditam que a morte é apenas uma passagem e uma modificação do corpo em espírito, transformar as cinzas de cremação em uma árvore pode ser uma ótima ideia para esse simbolismo. Já existem algumas empresas especializadas em colocar as cinzas em urnas biodegradáveis e próprias para o recebimento de uma muda, de terra e de adubo.

Após alguns dias, a semente já começará a germinar e você terá um local para visitar, fazer suas orações e ainda verá a transformação da morte em vida, uma homenagem muito bonita. Outra ideia semelhante é usar as cinzas em um canteiro de flores na sua casa, por exemplo, mantendo viva a memória do ente querido.

2- Espalhe as cinzas no mar

Espalhar as cinzas de cremação no mar é uma imagem já bastante conhecida e simbólica, que está ligada ao amor do falecido pelo mar e também à sensação de liberdade e de não finitude que as águas oceânicas provocam. Como a prática começou a se tornar bem mais comum, algumas empresas de cremação oferecem urnas próprias para esse procedimento, produzidas em materiais hidrossolúveis que facilitam o ritual. Assim, se você optar por esse serviço, as cinzas não serão aspergidas, mas ficarão protegidas dentro da urna que flutuará por alguns minutos, para depois afundar e dissolver-se na água do mar.

3- Transforme-a em lembranças

Outra opção é transformar as cinzas de cremação em joias ou outros objetos para facilitar a lembrança e a recordação do ente querido. Algumas empresas oferecem a opção de transformar as cinzas em tinta para tatuagem, diamante, lápis, disco de vinil, fogos de artifício, retratos, ampulhetas e até ursos de pelúcia. A ideia é de manter viva a lembrança da pessoa, com um objeto ou uma arte que ajudará a se conectar com aqueles que já foram.

4- Espalhe-a em locais importantes

Uma maneira muito interessante de manter a lembrança viva daqueles que já se foram é espalhar as cinzas de cremação em locais importantes na vida do falecido. Os campos de futebol são um bom exemplo dessa prática, principalmente para aqueles que eram torcedores fanáticos por algum time.

Além desses locais, é possível pensar em pontos que tiveram uma ligação emocional com a vida de quem partiu, como o trabalho, os locais que ele gostava de visitar ou onde conheceu seu parceiro para a vida toda. Algumas pessoas também optam por espalhá-las em pontos turísticos, tanto naqueles que tinham uma relação com a vida do falecido quanto em locais que ele sempre desejou visitar, por exemplo.

5- Envie as cinzas ao espaço

Para quem tem um pouco mais de condição financeira e deseja transformar esse momento em uma homenagem ainda mais diferente, uma empresa norte-americana oferece a opção de enviar as cinzas de cremação para o espaço, em um foguete específico projetado para esse fim. Embora os serviços sejam mais procurados pelos americanos, japoneses e russos, algumas empresas brasileiras oferecem essa possibilidade, graças a parcerias firmadas com a companhia norte-americana. Essa é uma ótima maneira de homenagear aqueles que nutriam uma paixão pela astronomia, astrologia, ficção científica e pela vida de astronauta.

6- Mantenha as cinzas em casa ou no cemitério

Embora aspergir as cinzas seja uma ideia que acomete muitas pessoas que vivenciaram a cremação de alguém querido, também é possível mantê-las em casa ou em um espaço próprio no cemitério, permitindo visitá-las quando sentir necessidade. Em casa, é muito comum que as pessoas construam uma espécie de “santuário”, com um canto específico para as cinzas ficarem, dedicando ali suas orações.

Nos cemitérios, existem espaços específicos destinados às cinzas da cremação e a família e os amigos também podem visitar com frequência e realizar as suas orações. Lembrando que essas são apenas algumas ideias, sendo que muitos deixam como “último pedido” a orientação para a forma de se realizar essa última homenagem.

Quem trabalha com luto, acredita que a cremação e o ato de espalhar as cinzas ajudam as pessoas a trabalharem melhor suas emoções em relação à perda, dando a esse momento um caráter mais lúdico e tornando um pouco mais fácil lidar com a situação. Enquanto o sepultamento tradicional e a visualização do corpo tornam a morte mais real, a cremação permite a criação de um cenário diferente, que prolonga a ritualização e oferece uma leveza um pouco maior para a despedida.

O que achou das nossas ideias para transformar as cinzas de cremação e uma homenagem bonita aqueles que já partiram? Curta a nossa página no Facebook e receba sempre dicas e conteúdos interessantes como esse!

Este conteúdo possui caráter não oficial e meramente informativo. As informações disponibilizadas foram confeccionadas tendo por base a legislação vigente em 29/06/2017. Eventuais alterações legislativas poderão impactar nas considerações apresentadas, não tendo o (Bosque da Esperança, Parque Renascer, Funerária) qualquer responsabilidade sobre possíveis incongruências que estas modificações possam causar ao conteúdo.

Cemitério Sem Mistério

O Cemitério Sem Mistério faz parte das empresas Bosque da Esperança e Parque Renascer e criado para ser um portal informativo referente ao momento de luto.

string(494) ""

LEIA TAMBÉM

MATERIAIS GRATUITOS