7 passos para realizar a cerimônia de cremação

A cerimônia de cremação não é algo novo. Afinal, existem registros de que há quase 3 mil anos as sociedades já cremavam os seus falecidos, em rituais de purificação das almas.

Mas, de lá para cá, muita coisa mudou. Com o avanço da tecnologia, os crematórios se tornaram mais modernos, seguros, higiênicos e ecológicos. Justamente por isso, a cremação passa a ser a forma como muitas pessoas desejam se despedir.

Está organizando a cremação de um ente querido, ou tem interesse pelo tema? Continue a leitura e veja as dicas importantes que separamos!

  1. Faça a sua declaração de vontade ainda em vida

A cremação funciona de maneira um pouco diferente do sepultamento normal. Isso porque, quando alguém falece, quem decide se a cremação acontecerá ou não são os familiares.

Se você deseja ser cremado, é muito importante dar alguns passos ainda em vida, garantindo que esse desejo será levado em conta pela sua família. Uma dessas decisões é a Declaração de Vontade. Um documento registrado em cartório no qual você atesta a sua vontade de ser cremado.

Vale lembrar que, apesar desse documento, se a família não autorizar, o processo não acontece. Por isso também é importante conversar em vida com os seus familiares, explicando abertamente a sua vontade.

Outra forma de se garantir é comprando a cremação de uso futuro. Ou seja, você paga em vida pequenas prestações que lhe darão direito ao serviço quando você vier a falecer.

  1. Defina o crematório

cerimonia cremaçãoSe você está organizando a cerimônia de cremação de um ente querido, e ele não deixou nenhuma indicação sobre o crematório, é importante que você escolha uma empresa séria e confiável.

Confira se o crematório possui os alvará de funcionamento e também as inspeções necessárias, como da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e dos demais órgãos competentes.

Além disso, você ainda pode fazer uma pesquisa na internet para conferir a reputação da empresa, analisando sites de reclamação e também as redes sociais do crematório, prestando atenção aos comentários e a forma como a empresa responde as interações.

Se for possível, faça uma visita ao crematório para tirar as suas dúvidas. Converse com os funcionários e avalie se eles são gentis e bem informados. Saiba como é o processo de cremação no local, se eles oferecem salas para velórios, como as cinzas são entregues, o tempo que todo o processo leva, os cuidados necessários, documentações e outras informações essenciais.

Hoje, muitos crematórios oferecem uma estrutura completa para receber os amigos e familiares, inclusive com salas de velório e serviços de homenagem para transformar a despedida em um momento mais solene.

  1. Defina o caixão

Muitas pessoas acabam se esquecendo que, apesar da cremação, também é preciso definir um caixão. Afinal, o ente querido será velado na urna e ela fará parte do processo de cremação (os corpos são cremados dentro dos caixões).

Assim, procure uma funerária de confiança e defina o modelo, o material, o revestimento e outros detalhes que ajudem a começar a planejar a despedida.

Os caixões de madeira são de longe os mais usados, mas existem outros materiais. Converse com o crematório se existe alguma restrição quanto ao uso de caixões feitos de outras matérias-primas. Os feitos com metal, por exemplo, podem não ser permitidos – já que os metais não podem entrar na câmara de incineração.

  1. Organize o velório e as homenagens

A cerimônia de cremação funciona de maneira semelhante ao sepultamento no que diz respeito ao velório e as demais homenagens. Como dissemos, alguns crematórios oferecem espaços destinados a esses momentos. Isso torna a logística mais simples, já que você não terá de lidar com o translado do corpo.

De qualquer forma, leve em consideração os gostos e as preferências do falecido para organizar o velório da melhor maneira possível. Busque avisar os amigos e familiares. Se o falecido tiver muitos conhecidos ou for uma pessoa pública, uma dica é usar as redes sociais ou o e-mail para divulgar o local e o horário do velório, permitindo que todos se despeçam.

As homenagens fúnebres são muito usadas nesse momento e ajudam a tornar o velório e a despedida ainda mais especiais e personalizados. São muitas as ideias que você poderá usar, como: fazer um discurso, encerrar o velório com uma chuva de pétalas, prestar uma homenagem musical, usar fotografias para decorar o espaço, confeccionar lembranças de luto para os presentes, entre outros.

Outra possibilidade é a “e-homenagem”. Um serviço ainda novo e oferecido por algumas empresas. Nele, você pode cadastrar a sua homenagem em um site, expressando seus sentimentos e ajudando a relembrar a memória dos que partiram.

  1. Aguarde o prazo legal para a liberação do corpo

A cremação precisa seguir alguns trâmites legais – e é importante conhecê-los antecipadamente.

Logo após o velório, o caixão é fechado e o corpo é enviado a uma câmara fria, onde deverá permanecer por, no mínimo, 24 horas. Esse prazo é definido por lei e está relacionado a impossibilidade de exumação do corpo para análises ou investigações posteriores.

No caso de mortes violentas ou que estão passando por inquéritos policiais, esse tempo de espera pode ser maior, normalmente até que a investigação seja encerrada. E somente o delegado, ou o responsável pelo caso, é quem pode liberar e autorizar a cremação. O corpo resfriado pode permanecer conservado por até 30 dias.

Lembrando que essa etapa e as demais que falaremos abaixo normalmente não podem ser vistas ou acompanhadas pela família, dependendo da política do crematório.

  1. Saiba como é a cremação

Após a liberação legal, o corpo é enviado junto do caixão para a câmara de cremação. É importante salientar que cada cremação é realizada de maneira individual. Antes de ser colocado na câmara, os funcionários do crematório retiram todos os metais do caixão e também do falecido, e separam joias ou outros pertences pessoais para enviar à família.

O processo de cremação pode demorar entre 1 a até 3 horas. Alguns crematórios não permitem que os familiares assistam o procedimento, enquanto outros liberam para os que desejam assistir tanto a cremação, como o momento em que o forno é ligado. Por isso, é importante conversar antecipadamente para saber como é o procedimento na empresa e assim definir o crematório que atenda melhor as suas necessidades.

  1. Receba as cinzas e defina o que será feito com elas

Quando a cremação termina, a família recebe as cinzas, que pode vir em uma urna temporária ou em um saco plástico, dependendo do crematório.

É então que a família decidirá o que será feito com as cinzas. São muitas as possibilidades, dependendo da preferência do falecido ou até da homenagem que se deseja prestar a quem partiu.

Os que desejam manter as cinzas podem escolher uma urna cinerária e mantê-la em casa, em um local especial, ou nos cemitérios – em espaços chamados columbários (assim você sempre poderá visitar e homenagear o ente que partiu).

Outra possibilidade é aspergir as cinzas. Ou seja, espalhá-las em algum local que tenha relação com o ente que partiu, por exemplo, no mar em uma praia que ele gostava muito, no estádio do time favorito, ou até mesmo em determinados pontos turísticos.

Você ainda poderá pensar em fazer uma homenagem especial nesse momento, reunindo amigos e familiares, fazendo um pequeno discurso e se lembrando com carinho de quem partiu.

Caso a família não vá buscar as cinzas, os crematórios as mantêm em urnas em um local específico chamado cinerário, em uma estante fechada. É importante salientar que a maioria das empresas não joga fora as cinzas sob nenhuma hipótese.

Confira nosso vídeo sobre cremação e outros conteúdos no YouTube:

Como você viu, organizar uma cerimônia de cremação exige conhecimento sobre o processo e também é necessário pensar em alguns pontos importantes. Um bom crematório poderá lhe ajudar nesse momento, já que conta com profissionais preparados e acostumados a lidarem com despedidas e também com os trâmites legais e burocráticos.

No Parque Renascer, você encontra todo o apoio necessário para esse momento, inclusive opções de cremação futura, para aqueles que desejam garantir que suas vontades serão cumpridas.

Também oferecemos columbário e uma estrutura completa para uma cerimônia de cremação adequada e capaz de fazer jus a memória de quem partiu. Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudá-lo!

Cemitério Sem Mistério

O Cemitério Sem Mistério faz parte das empresas Parque Renascer e Renascer Funerária e criado para ser um portal informativo referente ao momento de luto.

string(171) ""

LEIA TAMBÉM

MATERIAIS GRATUITOS