Cemitérios famosos: locais de paz e beleza pelo mundo

Você já imaginou que os cemitérios pudessem atrair turistas, visitas guiadas e serem verdadeiras atrações? Pois isso acontece em diversas regiões do mundo, com cemitérios famosos capazes de atraírem uma legião de interessados.

Os motivos para a fama podem ser diversos, desde a visitação a sepultura de pessoas famosas, até eventos culturais e muitas “lendas urbanas”, além, é claro, de atrair pessoas interessadas em história e arquitetura, transformando os cemitérios em verdadeiros pontos turísticos. Inclusive, existe até mesmo uma expressão para esse tipo de viagem, o “necroturismo”.

Ficou curioso? Então veja a seleção dos cemitérios famosos que fizemos e inclua algum deles no seu próximo roteiro de viagem.

Merry Cemetery, Romênia

O Merry Cemetery é conhecido como o “cemitério mais feliz do mundo”, e isso se deve as suas lápides coloridas, que dão ao ambiente uma atmosfera completamente diferente.

A tradição teve início em 1935, com Stan Ion Patras, um escultor que teve marcado na sua lápide o desenho colorido de um homem com uma garrafa de bebida e um esqueleto puxando as suas pernas, simbolizando como ele passou a vida bebendo (fato pelo qual ele era bastante conhecido).

Depois do escultor, várias outras lápides começaram a ganhar esse tom um pouco mais bem humorado de descrever quem estava sepultado, com mensagens bem humoradas e até sarcásticas.

Okunoin, Japão

Se você deseja conhecer um cemitério que seja um verdadeiro local de meditação, precisa visitar Okunoin, no Japão. Ele é considerado um local sagrado para os budistas, porque é onde está sepultado Kobo-Daishi, o fundador do Budismo Shingnon.

Lá, você poderá visitar o mausoléu de Kobo-Daishi, que é adornado com mais de 10 mil lanternas. Além disso, Okunoin possui outros atrativos interessantes, como suas mais de 200 mil sepulturas, que o coloca como o maior cemitério japonês, e a natureza de beleza exuberante, já que o cemitério está localizado no meio da floresta do Monte Koya.

Outro fato inusitado que coloca Okunoin na lista dos cemitérios famosos do mundo é o uso do mesmo para protestos – já que é possível encontrar memoriais dedicados aos baiacus mortos para refeições ou aos cupins mortos por pesticidas.

Além de tudo isso, você ainda poderá visitar um foguete, que está no cemitério como forma de homenagem aos funcionários de uma empresa aeroespacial.

Hollywood Forever, Estados Unidos

O Westwood Village Memorial Park Cemetery é popularmente conhecido como Hollywood Forever e não é por acaso, afinal é lá que estão sepultados os maiores nomes do cinema e da música, como Marilyn Monroe, George Harrinson e alguns membros da banda Ramones.

Esse cemitério tem uma área total de 250 mil m² e fica localizado na Santa Mônica Boulevard, atrás dos famosos estúdios da Paramount.

Mas, não é só. Outro atrativo bem interessante são os eventos culturais, como é o caso da Festa do Dia dos Mortos, que atrai todo ano em torno de 20 mil pessoas. Durante o verão, o cemitério também abriga exibições de filmes ao ar livre.

Recoleta, Argentina

A América do Sul também possui sua lista de cemitérios famosos – e que merecem a sua visita. Entre eles está o Cemitério da Recoleta, em Buenos Aires, que concentra a maior quantidade de túmulos das principais personalidades da Argentina, como, por exemplo, Eva Perón (o túmulo mais visitado pelos turistas).

Além disso, quem é fã de arquitetura poderá se impressionar com o incrível contraste entre o luxuoso bairro da Recoleta com os imponentes mausoléus do cemitério e a presença de alguns túmulos já decrépitos.

Na porta de entrada, o visitante já será surpreendido, encontrando um conjunto de colunas nas quais estão representadas 11 alegorias sobre a vida e a morte.

O local é tão visitado que você poderá encontrar constantemente visitas monitoradas em diversos idiomas além do espanhol, como inglês e italiano.

Hightate, Inglaterra

Quem é fã de arquitetura gótica e vitoriana, precisa conhecer o Hightate, em Londres. Além disso, o cemitério inglês ainda abriga um famoso residente: Karl Marx, sociólogo considerado o “pai” do socialismo, que está sepultado junto da sua esposa, no setor reservado aos banidos da Igreja Anglicana.

O nome oficial do cemitério é Saint James Cemetery, mas todos o conhecem como Hightate. Outro motivo que atrai muitos turistas é a “fama” do local, com histórias de túmulos abertos e da presença de fantasmas e vampiros, avistados por moradores próximos entre os anos de 1967 e 1983.

Père Lachaise, França

A França abriga uma gama de cemitérios famosos, sendo o Père Lachaise o mais conhecido deles. Isso se deve, principalmente, a sua ilustre “lista de moradores”, que conta com nomes como: Edith Piaf, Jim Morrison, Oscar Wilde, Allan Kardec, Chopin, Proust, Modigliani, Molière, Maria Callas, entre muitos outros.

É ainda nesse cemitério que fica o famoso Muro dos Federados, onde 147 dirigentes da Comuna de Paris foram fuzilados em 28 de maio de 1871.

Catacombe dei Cappuccini, Itália

Localizado em Palermo, na Sícilia, esse cemitério não é para qualquer visitante, já que é preciso ter um gosto peculiar pelo diferente. Isso porque, nas catacumbas subterrâneas, os restos mortais ficam expostos nas paredes e alguns até mesmo estão pendurados por ganchos.

O local é conhecido desde o século XVI, graças ao uso do embalsamento, um procedimento capaz de preservar os cadáveres. Apesar disso, ele não está mais recebendo “novos moradores” e o último sepultamento foi realizado em 1920, da menina Rosalia Lombaro, que tinha apenas 2 anos na época e que tem até hoje suas feições preservadas.

Staglieno, Itália

Se você for visitar a Itália e estiver em busca de um dos cemitérios famosos, mas não tão “diferente” como as catacumbas citadas acima, poderá visitar o Staglieno, localizado em Gênova.

Esse é um dos maiores cemitérios da Europa e ficou famoso graças aos seus túmulos elaborados e também pela presença de esculturas de artistas renomados como Giulio Monteverde, Edoardo Alfieri, Augusto Rivalta e Leonardo Bistolfi.

Antigo Cemitério Judeu, República Tcheca

Em Praga fica localizado o Antigo Cemitério Judeu, no Bairro Judeu. Desde o século XV, esse era o único local onde os judeus confinados no bairro de Josefov podiam sepultar os falecidos.

Esse fato fez com que o cemitério ficasse superlotado, causando a sobreposição de tumbas. Hoje, você poderá encontrar por lá cerca de 12 mil lápides aparentes, contudo existem mais de 200 mil pessoas sepultadas.

Cemitério de São João Batista e Cemitério da Consolação, Brasil

Quem disse que você precisa sair do país para conhecer os cemitérios famosos? Na verdade, no Brasil existem dois cemitérios bastante visitados, o de São João Batista, no Rio de Janeiro e o da Consolação, em São Paulo.

No cemitério fluminense, estão sepultados nomes importantes da nossa cultura e história, como Tom Jobim, Santos Dumont e Carmem Miranda e no cemitério paulistano é possível visitar túmulos de personalidades como Monteiro Lobato e a Marquesa de Santos. Outro atrativo são as obras de escultores como Victor Brecheret.

E, então, depois de ler este conteúdo você ficou interessado em visitar algum desses cemitérios famosos? Aproveite e compartilhe este conteúdo com seus amigos em suas redes sociais!

Cemitério Sem Mistério

O Cemitério Sem Mistério faz parte das empresas Parque Renascer e Renascer Funerária e criado para ser um portal informativo referente ao momento de luto.

string(173) ""

LEIA TAMBÉM

MATERIAIS GRATUITOS