Índice
Mesmo após o falecimento e o sepultamento de um ente querido, os familiares ainda podem ter de lidar com questões variadas e que merecem atenção. Uma delas é a cremação de restos mortais, algo que pode ser solicitado pelo cemitério (para abrir mais espaço no seu jazigo para novos sepultamentos), ou ainda ser um desejo da família.
Como a cremação de restos mortais é um procedimento bastante comum na maior parte dos cemitérios e crematórios do país, é importante que você entenda como ele funciona e também saiba quais os diferenciais que o Parque Renascer oferece. Continue a leitura.
Transcorridos cinco anos após o sepultamento de um membro da família, é possível que o corpo seja exumado, ou seja, que alguém da família ou do próprio cemitério solicite a retirada do corpo do jazigo.
Geralmente, a exumação é solicitada:
Nessas situações, a família poderá optar entre sepultar novamente o falecido em outro jazigo, ou remover os restos mortais para outro ambiente. É justamente nesses casos em que a cremação de restos mortais é indicada, podendo os familiares levarem consigo as cinzas, aspergi-las em algum ambiente que fosse especial para o falecido ou deixá-la no columbário do cemitério – que também permite visitas regulares, como aos túmulos.
Na maior parte das vezes, a cremação de restos mortais acontece quando não existe mais espaço no jazigo familiar e os parentes precisam fazer um novo sepultamento, escolhendo, dessa forma, o falecido há mais tempo e com melhores condições para a cremação.
Se você está passando por essa situação, será preciso fazer a solicitação para a exumação e posterior cremação no cemitério onde o falecido está enterrado. Caso o cemitério não seja crematório, você precisará arcar com o transporte do corpo até o um crematório que possa realizar esse procedimento.
Nos casos em que o falecimento não aconteceu por morte violenta, você poderá ter de apresentar alguns documentos como:
Já nos casos de morte violenta é preciso garantir que o caso esteja encerrado e que, portanto, a Polícia não precisará mais do corpo para possíveis investigações. Assim, a família também terá de solicitar uma certidão negativa criminal, que comprove a situação descrita acima.
Caso ainda exista algum apontamento da Polícia sobre o caso, a família poderá pedir uma autorização judicial emitida pelo Fórum Criminal da cidade para poder realizar a cremação de ossadas.
A câmara usada para a cremação de restos mortais, que também pode ser chamada de réplica, possui um calor bastante intenso no seu interior, capaz de reduzir a pó camadas de ossos, tecidos, músculos e gorduras que, mesmo após transcorrido o prazo de 5 anos, ainda podem não estarem totalmente decompostos.
Na maior parte das vezes, o corpo é cremado junto de um caixão auto-inflamável ou outro tipo de recipiente específico, os quais também são incinerados junto do mesmo.
É importante salientar que o processo de cremação de restos mortais não libera nenhum tipo de cheiro, uma vez que os corpos são queimados imediatamente e a fumaça e os gases liberados no processo são encanados para fora do ambiente, por meio de chaminés específicas que impedem que qualquer odor fique no espaço.
Quando, finalmente, o corpo é reduzido a cinzas, ele é colocado em um recipiente e retirado da câmara, permanecendo cerca de um dia para ser resfriado, antes de ser entregue a família.
Antes de realizar a cremação de restos mortais é comum que os funcionários do crematório façam uma espécie de investigação no corpo, buscando retirar quaisquer metais que ainda possam estar presentes, como marca-passo, implantes, parafusos, próteses e outros. Neste momento, também são retiradas as joias e outros acessórios com os quais o corpo pode ter sido sepultado.
As joias e outros objetos podem ser entregues à família que destinará um fim adequado a essas lembranças.
Quando o procedimento de cremação acaba, a família recebe as cinzas e é a responsável por definir qual fim será dada a mesma. Muitos preferem mantê-las em uma urna funerária dentro do columbário do Parque Renascer.
Esse é um espaço pensado exclusivamente para aquelas famílias de entes que se decidiram pela cremação, permitindo que você sempre visite o familiar, faça as suas preces e orações e esteja em contato com ele, mesmo que o sepultamento seja diferente dos meios tradicionais.
Outras opções são manter as cinzas em casa ou ainda aspergi-las em locais que tinham relação com o falecido ainda em vida, como uma cidade ou um ponto turístico que ele gostava muito, em uma praia, no estádio de futebol do seu time favorito, entre outros.
Porém, vale lembrar que é preciso também considerar a religião do falecido, já que algumas têm restrições quanto à cremação. A igreja Católica, por exemplo, permite a cremação, porém as cinzas não podem ser espalhadas ou divididas, nem mesmo mantidas em casa.
Veja nosso vídeo sobre cremação e outros conteúdos no YouTube:
Depois de ler esse conteúdo, ficou mais fácil entender como funciona a cremação de restos mortais? Entre em contato conosco e saiba mais sobre os diferenciais que somente o Parque Renascer pode lhe oferecer
Este conteúdo possui caráter não oficial e meramente informativo. As informações disponibilizadas foram confeccionadas tendo por base a legislação vigente em 30/10/2017. Eventuais alterações legislativas poderão impactar nas considerações apresentadas, não tendo o (Bosque da Esperança, Parque Renascer, Funerária) qualquer responsabilidade sobre possíveis incongruências que estas modificações possam causar ao conteúdo.
O Cemitério Sem Mistério faz parte das empresas Parque Renascer e Renascer Funerária e criado para ser um portal informativo referente ao momento de luto.