Índice
Todos nós sabemos que a morte é algo inevitável — e, na verdade, é a única certeza que temos na vida. Porém, apesar disso, lidar com a perda de um ente querido nunca é uma tarefa fácil, afinal, não estamos preparados para a dor da ausência e da saudade.
O luto é um dos momentos mais complicados em nossas vidas. É preciso atenção para que essa dor não se prolongue mais do que o normal, transformando-se em uma depressão ou em outros problemas psicológicos.
Está passando por essa situação difícil ou conhece alguém próximo que está vivenciando a perda de ente querido? Continue a leitura e veja as dicas que trouxemos que podem lhe ajudar!
Não importa se a perda foi traumática ou esperada, a morte sempre deixa um sentimento complicado de lidar. Por isso, é essencial que você vivencie todas as fases do luto, entregando-se aos seus sentimentos.
Chore, desabafe, converse com pessoas próximas, fique indignado e aprenda a deixar que esses sentimentos aflorem. Não vivenciar alguma das partes do luto pode se transformar em dificuldades de aceitar a situação e comprometer também a sua recuperação. O luto é formado por 5 fases, com sentimentos diferentes, sendo eles:
Negação: quando a pessoa se sente incapaz de aceitar a perda de um ente querido e não consegue vislumbrar uma realidade sem a pessoa. Em muitos casos, é como se a morte fosse irreal.
Raiva: o enlutado sente-se revoltado com o mundo, injustiçado e não consegue se conformar com a situação. É comum tentar achar culpados.
Negociação: a pessoa começa a aceitar a perda do ente querido e começa a negociar, buscando se tornar uma pessoa melhor.
Depressão: momento em que a falta e a ausência se firmam como reais na rotina do enlutado e ele se torna melancólico e impotente. Nesse momento, a pessoa se dá conta de que a morte é incontornável e inevitável.
Aceitação: é a última fase do luto, quando a perda passa a ser encarada com serenidade, sem dor excessiva e nem desespero. O enlutado é capaz de enxergar a realidade e adaptar-se à ela.
Infelizmente, nem todas as pessoas conseguem passar com tranquilidade por essas fases, podendo se tornar depressivas, melancólicas e ansiosas. Se você tem sentido dificuldade para lidar com o luto, não hesite e busque ajuda profissional. Hoje, existem muitos profissionais especializados na terapia do luto, que podem lhe ajudar a lidar melhor com seus sentimentos e com esse momento tão difícil.
Principalmente quando a morte aconteceu de forma traumática ou após um longo período de adoecimento, é normal que muitas pessoas fiquem revivendo o momento da perda, se questionando se o ente querido sofreu ou se sentiu dor. Ficar pensando nisso sistematicamente não lhe ajudará a se sentir melhor. Pense que a dor física já não existe mais e tente se concentrar nas lembranças positivas, nos momentos agradáveis que vocês passaram juntos e em como compartilharam a vida.
A culpa é um sentimento que pode aparecer em muitos momentos do luto. Algumas pessoas sentem que poderiam ter feito mais pelo ente querido, que deveriam ter ajudado mais ou até evitado o motivo que levou à morte.
Todas essas situações são impossíveis e ficar remoendo esses sentimentos é uma armadilha cruel. Pense que você fez tudo o que estava ao seu alcance e que nem sempre podemos prever o resultado das nossas ações e nem reverter o fluxo de acontecimentos da vida.
Nós não temos controle sobre como as coisas acontecerão, por isso, muito dificilmente você poderia ter evitado a perda daquele ente querido. Novamente, busque se concentrar nas boas lembranças e nos momentos felizes que vocês passaram juntos. Pense nas boas ações que você fez e o quanto contribuiu positivamente para a vida da pessoa que se foi.
Falar sobre o ocorrido e como você se sente com pessoas próximas é uma ótima maneira de superar a dor da perda de um ente querido. Normalmente, estar perto dos familiares e compartilhar as lembranças bonitas ou apenas recordar bons momentos são formas importantes de ajudar a passar por esse período difícil.
Porém, não se sinta obrigado a isso. Se você ainda não está pronto para falar sobre a perda e nem sobre os seus sentimentos, tudo bem! Cada pessoa reage ao luto de uma maneira diferente e temos tempos diferentes para aceitar a morte e para lidar com essa situação.
Quando a dor da perda de um ente querido se torna insuportável e grande demais, é normal querermos nos isolar e evitar o contato com as pessoas próximas. Mas essa atitude apenas trará ainda mais dor e sofrimento.
Lembre-se que ainda existem muitas pessoas que lhe amam e lhe querem bem e que precisam de você, como seus filhos, irmãos, pais e amigos. Por isso, tente estar presente e próximo das pessoas especiais para você.
Vivenciar o luto não significa que você nunca mais terá nenhum momento de felicidade. Pode ser que isso lhe pareça totalmente impossível agora, mas aos poucos a sua vida retornará aos eixos e você encontrará novas maneiras de viver e de sorrir.
Assim, não se culpe por aproveitar esses momentos de alegria. Muitas pessoas pensam que sentir algum tipo de felicidade é uma ofensa à memória de quem partiu, mas isso não é verdade. Está tudo bem você encontrar um pouco de prazer nos seus dias, afinal, o ente querido em questão com certeza gostaria de lhe ver feliz!
Quem acabou de sofrer com a perda de ente querido pode achar impossível voltar a viver de forma normal dentro de uns meses, mas acredite, isso acontecerá. É claro que você continuará sentindo saudade, mas a dor da perda se tornará mais branda.
Com o tempo, você aprenderá a reorganizar a sua vida sem a pessoa falecida e a encontrar novamente a felicidade e motivos para se manter bem. Terão dias mais difíceis e outros mais fáceis, mas você continuará cercado por outras pessoas que lhe amam, trabalhando, pagando suas contas e colecionando novas boas lembranças.
Com essas dicas, ficou um pouco menos complicado superar a perda do ente querido? Se você gostou desse conteúdo, deixe um comentário.
Este conteúdo possui caráter não oficial e meramente informativo. As informações disponibilizadas foram confeccionadas tendo por base a legislação vigente em 18/07/2017. Eventuais alterações legislativas poderão impactar nas considerações apresentadas, não tendo o (Parque Renascer, Funerária) qualquer responsabilidade sobre possíveis incongruências que estas modificações possam causar ao conteúdo.
O Cemitério Sem Mistério faz parte das empresas Parque Renascer e Renascer Funerária e criado para ser um portal informativo referente ao momento de luto.