Como a terapia do luto pode te ajudar?

Dizem que perder alguém é como ter uma ferida aberta: no início, a dor é quase insuportável, mas com o tempo, ela vai se curando e resta, naquele espaço, a lembrança de um acontecimento que se passou, mas que jamais será esquecido. Vivenciar a perda de um ente querido é igualmente doloroso e, muitas vezes, bastante complicado. Por isso, hoje, é possível contar com a terapia do luto. Promovida por profissionais especializados, a terapia ajuda a lidar melhor com todos os sentimentos envolvidos nesse período. Com ela, você consegue remanejar a vida e a nova realidade, onde o ente querido não estará mais presente.

Está passando por esse momento e não sabe como lidar exatamente com o luto? Continue a leitura e descubra se essa terapia pode lhe ajudar!

Por que é tão difícil lidar com a morte?

Infelizmente, a morte ainda é um tabu na nossa sociedade. Em um mundo onde a expectativa de vida só aumenta — e a busca pela juventude eterna se faz tão presente, lidar com a finitude da vida humana não é algo comum entre as pessoas.

Nós não costumamos discutir a morte e, por isso, não nos preparamos adequadamente para ela. Isso significa que os rituais de morte costumam ser rápidos, privativos e a maioria das pessoas não sabe o que fazer, nem como se comportar diante da morte. Além da dor inerente da perda de alguém querido, essa falta de preparo psicológico para lidar com a morte e a pressão da sociedade para que nos recuperemos rapidamente do processo de luto, faz com que muitas pessoas não lidem adequadamente com seus sentimentos.

O sofrimento intenso do luto, quando não trabalhado adequadamente, pode levar a graves problemas psicológicos. Os mais comuns são transtornos de ansiedade, de humor, problemas cognitivos e também psicossomáticos, como alterações metabólicas, do apetite e do sono. Por todas essas questões, contar com auxílio nesse momento é muito importante, como uma rede de amigos e familiares e, em muitos casos, com ajuda profissional.

O que é a terapia do luto?

A terapia do luto ou o aconselhamento do luto é um número pré-determinado de atendimentos com um psiquiatra ou psicólogo especializado em tratamentos para enlutados. Nesses encontros, o profissional lhe ajudará a vivenciar todas as fases do luto e a lidar melhor com os sentimentos que podem acontecer, como a raiva, a tristeza, a desesperança, a ansiedade e a culpa.

Quando não bem resolvido, o luto pode causar inúmeros problemas na vida do enlutado, como depressão, problemas de ansiedade, síndrome do pânico e até doenças de fundo emocional. Por isso, vivenciar esse período adequadamente e aprender a lidar com os sentimentos envolvidos na perda de alguém querido é muito importante.

Embora não exista certo ou errado quando o assunto é vivenciar o luto, existem maneiras de reaprender a viver em uma nova realidade, na qual a pessoa querida já não estará mais presente. Além disso, a terapia do luto também poderá lhe ajudar com questões práticas, como: quando desfazer o quarto do falecido? O que fazer com os pertences da pessoa? Como lidar com o luto das crianças? Como lidar com as datas especiais?

Quando devo procurar a terapia do luto?

Não existe uma data definida para que a terapia seja indicada. Você poderá buscar ajuda profissional assim que o processo de luto começar ou quando você acreditar que não está conseguindo lidar adequadamente com essa situação.

Em muitos casos, pessoas próximas também podem indicar a terapia quando notam que o enlutado não está respondendo de maneira natural à perda, apresentando um quadro prolongado de depressão. Ou seja, quando a pessoa não consegue seguir com os compromissos habituais — deixando o emprego, por exemplo — ou quando apresenta comportamentos que expressam uma negação contínua do sofrimento.

Em geral, o período de tristeza profunda começa a diminuir a partir do 6º mês, sendo que entre um e dois anos, o enlutado passa a se relacionar de maneira mais adequada em relação à perda. Quando isso não ocorre, pode ser que ele esteja sofrendo com problemas psicológicos que podem decorrer da perda e, nessas situações, o atendimento especializado é altamente recomendado.

Indícios de que a terapia do luto é necessária

  • Todas as pessoas enlutadas podem se beneficiar desse auxílio especializado. Mas a terapia do luto é muito necessária se você:
  • Não sabe exatamente como lidar com as emoções decorrentes do luto;
  • Está tendo dificuldades em compreender e superar a dor da perda;
  • Não sabe como lidar com crianças enlutadas;
  • Está desenvolvendo outros problemas decorrentes do luto, como depressão, ansiedade e pânico;
  • Ou apenas sente que precisa de auxílio para poder passar por esse momento.

Remédios podem ajudar no processo de luto?

Os medicamentos são recomendados apenas em casos específicos, nos quais um problema psicológico ou psiquiátrico está presente, como os que citamos acima. Por isso, cada situação precisa ser analisada individualmente.

Ao realizar uma terapia do luto, você contará com apoio e acompanhamento profissional que lhe indicará a necessidade ou não de fazer uso de algum medicamento. O luto é um processo normal, diante da perda de alguém querido e a tristeza deve ser vivenciada. Mas à medida que esse estado não melhora e que o enlutado não consegue reorganizar seu cotidiano, o acompanhamento profissional e o uso de medicamentos podem ser indicados.

Como faço para buscar ajuda especializada?

Hoje, existem inúmeros profissionais e grupos de ajuda com voluntários treinados que prestam o aconselhamento de enlutados. Algumas entidades que atuam nesse segmento são:

Vamos falar sobre o luto: plataforma digital de informação e conforto para pessoas enlutadas. Nesse site, você encontrará histórias inspiradoras, reflexões e dicas sobre como lidar com o luto, além de poder enviar mensagens e escrever sua história no confessionário — com total sigilo dos seus dados pessoais;

API (Apoio a Perdas Irreparáveis): rede de apoio a pessoas enlutadas que promove reuniões de partilha, atuando em várias cidades de Minas Gerais. Também é possível ler depoimentos e participar de cursos;

GAL (Grupo de Apoio a Enlutados): é mantido pela SOTAMIG — Sociedade de Tanatologia e Cuidados Paliativos de Minas Gerais — e realiza atendimentos gratuitos a enlutados em Belo Horizonte.

Além desses, existem vários psicólogos e psiquiatras que prestam esse tipo de serviço em inúmeras cidades do país. Se você está passando por um momento complicado e sente que precisa de ajuda para lidar com o luto, não hesite em buscar apoio.

Gostou de saber mais sobre a terapia do luto? Se você ainda tem alguma dúvida sobre esse assunto, deixe um comentário pra gente!

Este conteúdo possui caráter não oficial e meramente informativo. As informações disponibilizadas foram confeccionadas tendo por base a legislação vigente em 26/04/2017. Eventuais alterações legislativas poderão impactar nas considerações apresentadas, não tendo o (Parque Renascer, Funerária) qualquer responsabilidade sobre possíveis incongruências que estas modificações possam causar ao conteúdo.

Cemitério Sem Mistério

O Cemitério Sem Mistério faz parte das empresas Parque Renascer e Renascer Funerária e criado para ser um portal informativo referente ao momento de luto.

string(173) ""

LEIA TAMBÉM

MATERIAIS GRATUITOS