Ajude as pessoas que você ama com essas mensagens de pêsames para os momentos de perda
Índice
Perder alguém querido é sempre algo muito difícil e doloroso – assim como ver alguém que gostamos sofrendo nesse momento de luto. Por isso, as mensagens de pêsames são tão importantes, afinal ajudam a consolar os corações dos que ficaram.
Porém, o bom senso é sempre fundamental, buscando usar palavras que sejam empáticas e ajudem a pessoa que está sofrendo. Se você não sabe como lidar com essa situação e nem o que dizer, continue a leitura e veja dicas e orientações importantes.
Significado e origem da expressão “meus pêsames”
Quando alguém falece, é muito usual utilizarmos a expressão “meus pêsames”, mas você sabe o real significado dela?
Pêsames é um substantivo que expressa o sentimento de pesar, compaixão e dor em relação à morte de alguém. A sua origem está associada a forma verbal “pesa” associada ao pronome “me” (formando, então, pesa-me).
Antigamente, a expressão “pesa-me” era usada para definir situações que causavam dor e desgosto. Por exemplo, na frase “pesa-me muito vê-lo sofrer”. De tanto usar “pesa-me”, foi surgindo, aos poucos, a palavra pêsame. Hoje, é mais comum a usarmos no plural, pêsames.
Porém, a ideia permanece semelhante. Afinal, sentimos dor e pesar quando alguém falece e também por aqueles que ficam e que sofrem bastante com o luto.
Caso você ou alguém próximo esteja passando por essa situação, criamos um vídeo sobre como organizar um velório. Confira esse e outros conteúdos, sem mistério nenhum, no nosso canal.
20 mensagens de pêsames que você pode usar nesses momentos
Ao lidar com o luto, é difícil para algumas pessoas ir além do tradicional “meus pêsames”. Porém, ainda que sua origem e significado sejam muito bonitos, essa expressão já é bem batida e acabou sendo esvaziada de sentido.
Por isso, vale a pena tentar expressar seus sentimentos de forma mais natural e verdadeira, especialmente quando é alguém próximo que está passando pelo luto, como amigos, familiares, namorado, marido etc.
Não existe nenhuma regra de como escrever mensagens de pêsames, porém o bom senso deve sempre prevalecer. Se você está em dúvida entre enviar ou não a mensagem, tente se colocar no lugar do outro. Caso estivesse vivenciando o luto, aquelas palavras lhe seriam reconfortantes?
Lembre-se que, independentemente da mensagem, o gesto de carinho é o mais importante. Mostrar-se disponível, ser cordial, atencioso e saber se colocar no lugar do outro é extremamente indicado.
Veja algumas ideias de mensagens de pêsames:
“A saudade eterniza a presença de quem se foi. Com o tempo, essa dor se aquieta, se transforma em silêncio que espera pelos braços da vida um dia reencontrar”. (Padre Fábio de Melo).
“Aqueles que amamos nunca morrem, apenas partem antes de nós”. (Desconhecido).
“Ele enxugará dos seus olhos toda lágrima. Não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor” (Apocalipse 21:4).
“Aqueles que amamos nunca partem de dentro de nós, mesmo que a morte os leve para longe” (Desconhecido).
“Os meus sentimentos pela sua perda. Que o sofrimento seja breve e quem partiu encontre paz na eternidade”. (Desconhecido).
“Quando há amor, a morte não consegue separar totalmente duas pessoas e quem parte continua vivendo na memória de quem fica”. (Desconhecido).
“Viva seu luto, chore, sofra. Mas saiba que você nunca estará sozinho em sua dor. Eu estou aqui para lhe ajudar. Conte comigo”. (Desconhecido).
“Quando a dor da separação pela morte nos ferir o coração, não nos recolhamos em concha, desistindo da vida. A dor deve nos motivar à continuidade da luta diária, principalmente porque guardamos a lição da imortalidade. Os que partiram estão mais próximos de nós do que possamos imaginar. E não nos esqueçamos dos que partilham conosco da mesma dor e de idêntica saudade. Em nome do amor, não nos tomemos egoístas. Não nos isolemos, nem ficamos ainda mais os que, ao nosso lado, aguardam pela migalha do nosso carinho, o sorriso da nossa ternura, nutrindo-se do nosso afeto.” (Redação Momento Espírita).
“Disse-lhe Jesus: Eu sou a Ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá; e quem vive e crê em mim, não morrerá eternamente.” (João 11:25-26).
“Perder alguém que amamos é uma dor inexplicável, é como se o nosso coração sofresse um abalo repentino. Por isso, quero expressar meus sinceros pêsames pela sua perda”. (Desconhecido).
“O amor é a compensação da morte”. (Arthur Schopenhauer).
“A saudade do ser querido, passará. Os dias de dificuldades, passarão. Passarão também os dias de amargura e solidão”. (Emmanuel e Chico Xavier).
“Força e coragem. Saiba que o meu coração está chorando junto com o seu. Conte comigo para o que precisar”. (Desconhecido).
“Que Deus conceda o alívio ao coração de todos vocês. Os meus pêsames para toda a família”. (Desconhecido).
“Luto é o tempo necessário para a mente entender a dor de perda que o coração já sente”. (Desconhecido).
“O luto por quem amamos é sempre eterno, assim como as saudades e as lembranças de tudo que compartilhamos. Força nesse momento”. (Desconhecido).
“Hoje digo adeus, meu amigo, e por você visto o luto na alma. Um luto que carregarei até o fim dos meus dias. Até sempre!” (Desconhecido).
“Não há maior dor do que a do coração que chora a morte de quem ama e por quem sentirá eterna saudades. Meus sentimentos”. (Desconhecido).
“O cultivo do amor será sempre o melhor tributo que podemos prestar àqueles que já não se encontram fisicamente entre nós”. (Desconhecido).
“A nossa dor pela partida de um ente querido, é a alegria de Deus pelo retorno do filho à sua casa, após a missão cumprida”. (Desconhecido).
Dicas importantes de como agir e não agir no momento de luto
Se estiver ao vivo, não se preocupe tanto com a mensagem. Um abraço apertado e a sua presença são suficientes para reconfortar os que ficam.
No caso de não poder comparecer ao velório ou missa de sétimo dia, envie um cartão de condolências, que é mais educado e empático do que mensagens via Whatsapp, Facebook ou e-mail.
Seja sincero. Sempre fale as palavras que tocam o seu coração e que demonstrem a sua dor pela perda e a sua vontade em ajudar.
Saiba a hora certa de se aproximar e dê tempo para que a pessoa vivencie o luto. Mas isso não significa deixar de dar apoio ou ignorar, apenas não pressionar o enlutado.
Ofereça para ajudar no que for preciso e realmente demonstre essa vontade.
Respeite as crenças e a religião dos familiares. E se eles quiserem falar sobre isso, ainda que você não tenha a mesma fé, ouça com respeito e ternura.
O que não fazer?
Evite comparar. Não é porque você também já passou pelo processo de luto que pode dizer a outra pessoa como se comportar ou diminuir o sofrimento dela. Não há comparativo para as dores.
Não peça para a pessoa ser forte, parar de chorar ou superar logo a situação. Cada um tem o seu tempo para vivenciar o luto.
Evite frases como “pelo menos ele esteve em suas vidas” ou “logo você encontrará outra pessoa”. Isso diminui o sentimento do outro e menospreza a sua dor.
Tente não perguntar a um enlutado como ele está. Pois certamente não está se sentindo bem e a situação poderá ser embaraçosa.
Não seja uma pessoa curiosa e evite querer saber como a pessoa morreu.
Não imponha sua religião sobre os outros. Caso não saiba se o enlutado crê em algo, evite as mensagens de pêsames com teor religioso.
Como você viu, são muitas as mensagens de pêsames que podem ser usadas neste momento. O importante é ser sincero, empático e delicado, respeitando a dor do outro e buscando, verdadeiramente, ajudar.
O Cemitério Sem Mistério faz parte das empresas Parque Renascer e Renascer Funerária e criado para ser um portal informativo referente ao momento de luto.