Índice
Ao lidarmos com alguém que perdeu um ente querido recentemente, é normal termos dúvidas sobre como nos portar e até o que dizer para confortar essas pessoas. Já quando nós somos os enlutados, podemos querer buscar por algumas frases de luto para nos sentirmos mais reconfortados.
Por essa ser uma situação de grande fragilidade – e também de muitas dúvidas – é que montamos este conteúdo com algumas sugestões.
Não sabe o que dizer para alguém que está vivenciando esse momento tão difícil? Continue a leitura!
Mais do que apenas sintomas emocionais, quem está vivenciando o luto também pode passar por problemas físicos, como cansaço extremo, dores de cabeça, desconforto muscular ou gastrointestinal e até insônia. Isso mostra o quanto lidar com a perda de alguém querido é difícil e complicado.
O primeiro passo para superar essa fase, então, é entendê-la e aceitá-la. Ou seja, é preciso compreender que você terá de passar por um período de dor, no qual vivenciará muitos sentimentos (alguns diferentes do “esperado” para o momento) e que tudo isso é normal. Embora o luto seja diferente para cada pessoa, bem como o tempo de recuperação, de maneira geral os enlutados costumam vivenciar 5 fases, que são:
Quem convive com um enlutado também precisa entender todo esse processo para, assim, acolher melhor a pessoa e deixá-la vivenciar a sua dor. Desse modo, não faça julgamento de valor sobre os sentimentos que o enlutado tiver nesse momento, nem o impeça de vivenciar essa experiência, permitindo que ele chore e sofra a perda de alguém que lhe foi importante.
É claro que você precisará acompanhar para garantir que o luto não se transforme em um processo patológico, como uma depressão, um transtorno de ansiedade ou outras questões que indicam a necessidade de um acompanhamento profissional.
Lidar com alguém enlutado nunca é uma tarefa simples e muitas pessoas se sentem desconfortáveis, sem saber o que dizer e nem como agir. Contudo, saiba que não existe a obrigação de se falar alguma coisa. Muitas vezes, estar próximo, oferecendo conforto e um abraço amigo vale mais do que palavras que não dizem nada ou ainda pioram a situação.
Sentenças como: “era a hora dele(a)”, “está em um lugar melhor”, “foi descansar”, “essa é a vontade de Deus”, entre outros lugares-comuns nem sempre são boas escolhas. Para não errar, é sempre importante tentar se colocar no lugar do outro. Se você fosse o enlutado, essas frases iriam lhe confortar?
Outra prática não muito aconselhável é tentar falar para a pessoa não chorar ou “ser forte”. Se o enlutado quiser demonstrar seus sentimentos ou falar sobre a pessoa que partiu, deixe-o se expressar livremente, mostrando o seu apoio não com palavras, mas com gestos e ações.
Se você deseja homenagear alguém que partiu ou ainda mandar uma mensagem para alguém que está sofrendo, separamos algumas opções de frases de luto para usar:
Se você ou alguém conhecido está passando pelo luto, saiba que esse é um período inevitável e que precisa ser vivenciado por completo. Ignorar o sofrimento pode causar ainda mais dor e até doenças emocionais ou psíquicas.
Embora não exista uma “receita mágica” e cada pessoa tenha o seu tempo e o seu modo de vivenciar e superar o luto, separamos algumas dicas que podem ajudar:
Não há como estabelecer um prazo certo, afinal o processo dependerá de cada pessoa, da intimidade com o falecido e também da forma como a pessoa morreu. Os parentes mais próximos (mãe, pai, filhos, maridos e esposas) costumam ter um luto maior tanto em intensidade como em tempo, sendo que em algumas pessoas essas sensações de tristeza e angústia podem durar até 3 anos.
Além disso, quem sofreu com uma morte repentina ou violenta também pode ter mais dificuldade em aceitar e entender a perda, o que gera um período de sofrimento maior.
Os demais casos costumam ter uma duração menor, com um pico de tristeza logo nos primeiros meses após o falecimento e com duração média de 1 ano.
Mas é claro que não existe como padronizar a dor, já que cada pessoa é única, assim como a forma de expressar esse sentimento. Porém, conforme já falamos, é importante acompanhar o enlutado, garantindo que a questão não está se tornando patológica.
Nesses casos, a pessoa não consegue superar a perda e acaba desenvolvendo outros problemas associados, como transtornos de ansiedade, depressão, síndrome do pânico etc.
Em geral, o problema está relacionado a pessoas que não conseguem vivenciar o luto, expressar seus sentimentos ou se sentirem acolhidos na sua dor. Esses enlutados tendem a desistir da própria vida por não enxergarem mais sentido em continuar vivendo sem a pessoa que se foi.
É comum que eles abandonem os cuidados básicos com a saúde, os sonhos e até o autocuidado, se afastando da família e dos amigos. Se alguém que você conhece está vivenciando uma situação como essa, é indispensável buscar ajuda especializada de um psicólogo ou psiquiatra para que se possa compreender os motivos dessa questão.
Algumas pessoas podem sentir-se culpadas por estarem vivendo enquanto o outro partiu e, então, passam a abandonar seus sonhos, projetos e até a vontade de viver. Enquanto outros tentam entender a situação e começam a pensar em coisas que poderiam ter feito ou dito para evitar a morte do ente querido.
Por toda essa questão, buscar ajuda é o mais recomendado, ajudando o enlutado a compreender seus sentimentos e a seguir com a sua vida, mesmo com a dor da perda (que poderá durar anos).
Como você viu, o luto é um sentimento que merece cuidado, respeito e atenção e a melhor forma de ajudar alguém que está sofrendo é oferecer apoio e suporte verdadeiros, além de entender esse momento e deixá-lo vivenciar a dor da perda.
As frases e mensagens podem ajudar nessas horas, mas o ombro amigo ainda é mais importante. Com bastante empatia é possível amenizar esse momento e torná-lo menos difícil para os que sofrem.
Gostou deste conteúdo? Aproveite e assine a nossa newsletter para receber mais dicas interessantes como esta!
O Cemitério Sem Mistério faz parte das empresas Parque Renascer e Renascer Funerária e criado para ser um portal informativo referente ao momento de luto.