Como fazer uma homenagem póstuma em datas especiais?

Despedir-se de alguém querido nunca é uma tarefa fácil. E mesmo que a pessoa já tenha partido há algum tempo, sua memória sempre estará viva entre aqueles que o amaram, principalmente em datas especiais, como Finados, aniversário, casamento e assim por diante.

Para não passar essa data em branco, a homenagem póstuma é uma ótima escolha, ajudando a lembrar aqueles que lhes são importantes e que fizeram (e fazem) parte da sua história de vida.

Quer saber mais sobre esse assunto? Continue a leitura!

Homenagem póstuma: o que é, qual a importância e quando fazê-la?

A homenagem póstuma, como o próprio nome indica, é toda e qualquer celebração feita em lembrança à alguém que já partiu. Ela pode ser tanto realizada durante o velório e o sepultamento, como depois de anos, em momentos especiais para a família e os amigos.

Realizar uma homenagem deste tipo é algo muito importante porque ajuda a manter vivo os laços de amizade, de amor e de carinho entre as pessoas, além, é claro, de demonstrar a importância daqueles que partiram.

A ideia não é relembrar a dor da perda, mas sim celebrar a existência de quem lhe foi importante, recordando os bons momentos vivenciados juntos, as preferências de quem partiu e até os ensinamentos que foram deixados.

A homenagem póstuma pode ser feita em diversas ocasiões, como dia de Finados, casamento de um ente da família, aniversário de quem faleceu, aniversário de casamento e assim por diante. A ideia é ajudar os que ficam a lidarem melhor com a perda e com o luto.

Dicas de homenagem póstuma para várias datas

Como você viu, uma homenagem póstuma pode ser realizada em diversas datas e por qualquer pessoa que tenha tido algum tipo de relacionamento com o falecido, como familiares e amigos. Veja algumas ideias para datas especiais.

Finados

A data é uma das mais lembradas por quem já perdeu alguém querido. Um costume muito comum é visitar os túmulos e colocar flores nos cemitérios. Mas, você também pode aproveitar esse momento para participar de uma celebração religiosa ou até algum evento do próprio cemitério.

Muitos cemitérios aproveitam essa data para celebrar a lembrança daqueles que partiram, com uma programação especial que inclui chuva de pétalas, presença de coral, balões e muito mais. Participar desses momentos pode ajudar você a passar essa data de forma diferente e relembrando àqueles que partiram.

Para os que foram cremados, esse pode ser o momento de fazer uma visita ao columbário ou até de modificar o ambiente onde a urna se encontra. Se as cinzas foram aspergidas, você poderá visitar o local onde elas foram dispersas, por exemplo, e fazer uma homenagem silenciosa, como incluindo flores, fotografias ou fazendo uma pequena prece.

As famílias que perderam um ente importante podem aproveitar essa data para se reunirem, organizando um almoço ou jantar em memória do falecido e aproveitar o momento para relembrar boas histórias.

Casamento

Os casamentos são momentos importantes para quem perdeu um familiar ou amigo importante – e muitos noivos aproveitam essa celebração para realizar uma homenagem póstuma.

No caso dos noivos que perderam um dos pais, é possível resgatar a lembrança do familiar já desde o convite. Normalmente, é usada a expressão “in memoriam” para relembrar quem partiu. Mas existem outras possibilidades como usar frases menos formais e mais carinhosas, por exemplo: para sempre na memória, sempre presente ou em nossos corações.

Durante a cerimônia, a pessoa que partiu também pode ser lembrada em pequenos detalhes, como usando fotografias na decoração, mensagens especiais ou até reservando um lugar específico para quem lhe foi importante, com uma fotografia ou um item pessoal representando quem faleceu.

Outro detalhe que tem sido muito usado é incluir itens pessoais no próprio vestuário. Noivas que perderam a mãe ou a avó, por exemplo, podem usar joias de família ou outros detalhes que relembrem a pessoa.

Aniversário

Normalmente, o aniversário de quem faleceu é uma das datas mais difíceis para os que ficam, já que é difícil não se lembrar de forma mais intensa dessas pessoas.

Mas, isso não significa que essa precisa ser uma data triste. Você poderá aproveitar para realizar uma homenagem póstuma. Por exemplo, levando flores ao túmulo, realizando uma homenagem musical, participando de uma celebração religiosa ou até fazendo uma homenagem mais pessoal.

O aniversário de morte, ou seja, o dia em que a pessoa partiu é outra data complicada. Muitas pessoas optam por algum tipo de celebração de cunho religioso nesse momento, como celebrando uma missa em memória do falecido.

Porém, se você não é religioso, pode aproveitar esse momento para fazer algo que a pessoa falecida gostava, como assistir um jogo de futebol, visitar um local importante para vocês, entre outras ideias.

Velório

Quem acabou de perder alguém importante, também pode optar por uma homenagem póstuma, de forma a se despedir de maneira mais profunda e até diferenciada.

Hoje, muitas empresas oferecem possibilidades variadas para o velório como:

  • encerramento do velório com chuva de pétalas de rosas;
  • homenagem musical, suavizando o ambiente e lembrando das preferências musicais de quem partiu;
  • carro clássico para o translado;
  • pétalas de flores durante o sepultamento;
  • lembranças de luto para a recordação dos amigos e familiares;
  • buffet completo para trazer mais comodidade à família e aos enlutados.

Outras datas e ideias

Além dessas datas, existem outros momentos em que uma homenagem póstuma pode ser feita, como dia das mães, dos pais, dos namorados, aniversário de casamento, entre outros.

Em qualquer um desses momentos, existem muitas formas de relembrar a memória dos que partiram, sempre buscando algo que tenha relação com a pessoa. Se quem você perdeu adorava futebol, por exemplo, é possível organizar uma partida em memória da pessoa, chamando os amigos.

Outra ideia que tem feito bastante sucesso são as tatuagens, uma maneira muito mais pessoal de se lembrar quem partiu. É possível tatuar uma frase que a pessoa dizia com frequência, uma passagem bíblica, a assinatura do falecido ou criar um desenho que remeta à personalidade de quem faleceu.

Como você viu, existem muitas formas de se fazer uma homenagem póstuma. O importante é sempre pensar em algo que lhe ajude a se lembrar com carinho de quem partiu, vivenciando esse momento com gratidão por tudo o que vocês viveram juntos. Você gostou deste conteúdo? Aproveite e assine a nossa newsletter para receber outras ideias bacanas como estas.

Cemitério Sem Mistério

O Cemitério Sem Mistério faz parte das empresas Parque Renascer e Renascer Funerária e criado para ser um portal informativo referente ao momento de luto.

string(173) ""

LEIA TAMBÉM

MATERIAIS GRATUITOS