Índice
O medo de morrer é algo natural do ser humano – e alguns dizem que é ele que nos impulsiona para a vida. Afinal, sabendo que somos mortais, damos mais valor ao tempo que temos e vivenciamos de forma mais intensa as experiências.
Porém, para algumas pessoas, esse medo da morte pode ser muito intenso, fazendo com que elas deixem de aproveitar a vida. Existem ainda aqueles que possuem um temor extremo de que os seus familiares venham a falecer. A boa notícia é que existem formas de superar o medo de morrer.
Quer saber como? Continue lendo o nosso post para descobrir!
O medo de morrer é algo muito comum e relatado por diversas pessoas ao redor do mundo. Geralmente, ele está associado ao nosso desconhecimento e aos receios quanto ao que existe “do lado de lá”.
A verdade é que ninguém está preparado para partir ou para ver seus entes queridos se despedirem da vida. Como não costumamos dialogar sobre a morte, acabamos vendo-a como distante e quase irreal – esquecendo que todos nós vamos morrer um dia e que, portanto, ela é natural.
Quanto mais conseguirmos discutir o assunto no nosso seio familiar, mais preparados estaremos para lidar com ele. Isso significa, por exemplo, entender o que cada membro pensa sobre a morte, as formas como gostaria que fossem feitas suas despedidas, entre outros assuntos vistos como “tabus” pela nossa sociedade.
Muitas vezes, o medo de morrer pode estar associado ao medo do “nada”. Quando morremos, passamos a não existir mais e muitas pessoas têm receio de que também percam o seu significado.
Essa angústia pode gerar ansiedade e o sentimento de impotência. O que faz com que essas pessoas passem tanto tempo pensando na morte, que se esquecem de viver.
É importante lembrarmos que só temos a certeza do exato momento. Ninguém pode prever a sua morte e nem como será a vida após a morte (ou se ela existe realmente). Quanto mais compreendermos que nossa existência é finita e que a morte é natural, mais fácil será lidar com ela e transformar a nossa existência, dando-a mais propósito!
Como você viu, o medo de morrer é natural do ser humano, porque estamos lidando com o fim de uma jornada e com o sentimento de incerteza sobre o que acontece após a nossa existência ter chegado ao fim. Apesar disso, esse sentimento não deverá impedir que você viva plenamente. Para lhe ajudar a superar essa angústia, separamos algumas dicas:
Para muitas pessoas, o medo da morte pode estar associado ao receio de não ter realizado tudo o que gostaria. Se a sua vida não está de acordo com o que você sonha ou deseja, a morte pode interromper os seus planos e você terá a sensação de não ter vivenciado tudo o que gostaria.
Uma forma de superar esse sentimento é vivendo o agora da melhor maneira possível e de acordo com as suas verdades. Quando você aproveita a sua vida, a morte passa a ser menos ameaçadora.
Por isso, certifique-se de que você está realmente vivenciando os seus dias e dando sentido à sua existência. Quanto mais você aproveitar o presente, menor serão as suas preocupações com o futuro e, principalmente, com aquilo que você não pode controlar.
Todos nós morremos. As plantas, os animais e tudo o que hoje é vivo, amanhã poderá deixar de ser. Essa é a única certeza que temos.
Ninguém sabe como nem quando morrerá, mas todos sabem que um dia isso acontecerá. Se você passar a ver a morte como uma etapa natural, ela deixará de ser tão difícil de ser encarada.
Seja grato pela oportunidade de viver mais um dia – e aproveite-o da melhor forma possível. Lembre-se que você não pode controlar o inevitável e desapegue dessa preocupação excessiva.
Você pode ter medo de morrer por vários motivos:
Entender o que causa a sua angústia e trabalhar para evitar esse sentimento é uma forma poderosa de transformação! Se você sofre por pensar que seus familiares ficarão desprevenidos, invista em um seguro ou uma poupança, ou até mesmo em um jazigo futuro, por exemplo.
Os demais receios dependem, basicamente, de você compreender que não pode controlar o destino. Para algumas coisas, você poderá tomar medidas visando amenizar essas situações, mas em outras, simplesmente, é preciso aceitar que não se pode controlar tudo – e deixar a vida seguir seu fluxo natural.
A espiritualidade é importante para superar o medo da morte, afinal, ela passa a dar sentido para a nossa existência – e uma explicação para o que existe depois que deixamos esse mundo. Independente da sua religião, tente ter fé e vivencie a sua espiritualidade. Acreditar em uma existência após a morte ajuda a consolar os que ficam e a tornar essa despedida menos dolorosa.
Outra dica importante é sempre passar pelos rituais de morte, como velórios e enterros das pessoas queridas. Essas celebrações são fundamentais porque ajudam a fechar ciclos e dão a oportunidade de se despedir de quem foi importante na sua vida.
Quando criamos um plano, nos sentimos mais seguros, porque temos a ideia de ter controle sobre algo inevitável, como é a morte. Assim, planejar a sua despedida pode ajudar você a lidar melhor com os seus medos.
Você poderá conversar com seus familiares sobre as suas preferências, por exemplo, se deseja ser sepultado ou cremado, como gostaria que fosse seu velório e também questões mais práticas e burocráticas, definindo o testamento, fazendo uma poupança para os que ficam, contratando um plano funerário ou até um seguro de vida.
Contudo, na hora de superar o medo de morrer, o mais importante é compreender que a morte é inevitável – e que a única certeza que temos é do momento presente. Viver uma vida plena, feliz e de acordo com as nossas vontades é o melhor “remédio” contra o pânico e a angústia que a morte pode trazer.
O que achou deste conteúdo? Leia o nosso post com mais dicas sobre como aceitar a morte de um ente querido!
O Cemitério Sem Mistério faz parte das empresas Parque Renascer e Renascer Funerária e criado para ser um portal informativo referente ao momento de luto.