Tipos de flores: como escolher uma para o velório?

Não importa se o falecido era alguém bem próximo e querido ou um colega de trabalho, enviar as coroas de flores é um ritual muito importante na nossa sociedade, ajuda a prestar as últimas condolências e, ainda, a confortar os familiares. Porém, nesse momento, quase sempre aparecem dúvidas em relação aos tipos de flores, à montagem da coroa e à mensagem a ser escolhida. Nessas horas, saber o significado e a representação das flores pode ajudar, tornando a sua homenagem ainda mais genuína, bonita e sincera.

Quer saber mais sobre esse assunto? Continue a leitura!

Como as coroas de flores surgiram?

Desde muito tempo, o hábito de enviar uma coroa de flores nos velórios está presente. Na verdade, a tradição de prestar uma última homenagem ao falecido com flores é bastante antiga.

Antes da Igreja se estabelecer, era costume dos povos realizar os velórios em casa e todos os familiares e amigos costumavam comparecer, quase sempre trazendo um arranjo floral como forma de despedida. Conforme as sociedades foram evoluindo, nem sempre os velórios aconteciam em casa — muitas vezes ocorriam na Igreja, nos cemitérios ou em outros locais específicos. Aqueles que não conseguiam comparecer enviavam uma coroa de flores como forma de homenagem.

Para os primeiros cristãos, a coroa de flores era a escolhida porque representava a presença do próprio Deus, graças a sua forma geométrica que estava ligada ao infinito em muitas culturas mais antigas. Foi assim que a coroa de flores começou a se tornar mais popular nas cerimônias fúnebres, representando Deus — “Aquele que está em toda a parte e é eterno”. Hoje, essa homenagem já não está mais ligada à religião, mas continua sendo uma tradição importante, ajudando a demonstrar a importância e o respeito por aquele que se foi.

Por que usar flores nas coroas e homenagens fúnebres?

Em várias culturas, as flores estão ligadas intimamente com o ciclo da vida e isso também se deve à importância que desempenham na natureza, já que são as partes reprodutoras das plantas e essenciais para a manutenção da vida e do equilíbrio. Homenagear com flores aqueles que partiram pode significar um novo recomeço do espírito e da alma, uma jornada diferente a qual todos temos de cumprir, além de demonstrar a importância que a pessoa teve em vida e o quanto foi querida por seus familiares, amigos e colegas.

Quais os tipos de flores para as coroas?

Escolher uma coroa de flores nunca é simples, principalmente pela dor da perda e por tudo que esse item pode representar. Por isso, saber quais são os melhores tipos de flores e o significado delas pode lhe ajudar nesse momento. Veja as mais usadas:

Crisântemo

O crisântemo é uma das flores mais buscadas para as homenagens fúnebres e também em datas especiais, como Finados. Sua origem é asiática e seu nome está ligado ao grego — Chrysanthemum —, que significa “flor de ouro”.

Ela pode ter várias representações, como sinceridade, simplicidade, perfeição, felicidade e vida completa. Justamente por isso, o crisântemo é usado, tanto para representar a vida quanto a morte em várias culturas.

Antúrio

O antúrio é considerado uma flor exótica e é originário da Colômbia. As coroas com antúrios são mais indicadas para os velórios de senhores, principalmente se esse for um amigo ou colega do trabalho, já que o antúrio está relacionado à masculinidade. Ele também pode representar autoridade, luxo, confiança, fortuna, iluminação e desapego.

Rosas Brancas

As rosas são as flores mais populares no Brasil e no mundo desde a antiguidade. Sua origem é asiática e é possível encontrar rosas em uma enorme variedade de cores. As rosas brancas, em especial, podem ter vários significados como pureza, esperança, reverência, espiritualidade, amor eterno, lealdade, inocência, paz e harmonia.

Lírio

O lírio também pode ser chamado de lírio-japonês, lírio-asiático, lírio-vistoso ou lírio-trombeta e seu nome tem origem latina, significando “portador de bulbos”. Por ser uma flor bastante antiga e seus significados podem variar de acordo com cada cultura.

Para os chineses, por exemplo, essa flor simboliza o amor eterno. Outros significados são: zelo, nobreza, inocência e discrição. Hoje em dia, o lírio costuma ser mais usado nos velórios de senhoras — quando a coroa é enviada por alguma empresa em nome dos amigos de trabalho.

Copo de Leite

O copo de leite tem origem africana e é uma flor delicada e de aroma suave. Por ser uma flor branca, ela costuma estar associada à inocência e à pureza, além de ajudar a passar sentimentos de paz, calma e de ligação com o sagrado. Para algumas culturas, a espádice amarela — que fica no centro do copo de leite — está associada à iluminação espiritual, além de prosperidade e felicidade.

Rosas vermelhas

Enquanto as rosas brancas representam a paz e a pureza, as vermelhas estão associadas ao amor e à paixão, além de transmitirem carinho, respeito e coragem. As rosas vermelhas são flores bastante resistentes e muito perfumadas, além de serem bastante escolhidas por amigos e familiares muito próximos do falecido.

Margaridas

As margaridas são conhecidas por muitos nomes, como malmequer, malmequer-bravo e malmequer-maior e são originárias da Ásia e da Europa. Seus significados são variados, representando juventude, pureza, inocência, paz, afeto e também são consideradas as flores das crianças. Por tudo isso, elas são muito indicadas para as coroas enviadas a velórios de pessoas jovens ou de crianças.

Lisiantos

O lisianto é uma flor bastante delicada e elegante, apesar disso, sua origem está ligada a regiões de deserto, como Colorado, Texas e Arizona (nos Estados Unidos) e alguns locais do México. É possível encontrar o lisianto em três cores: branco, rosa e azul e ele também pode ser chamado de lisianthus ou genciana-do-prado.

O seu nome vem da união das palavras Lise e Anthus, que significa flor de análise e destruição, respectivamente. Hoje em dia, essa flor está ligada à sensibilidade feminina e, por isso, ela é muito usada em coroas para mulheres e senhoras.

Gerbera

A gérbera é uma flor originária da África do Sul e é possível encontrá-la em várias cores, como rosa, branco, vermelho, amarelo e violeta. Em geral, ela está associada à nobreza, ao amor, à simplicidade, pureza, sensibilidade, ao charme e à beleza. A gérbera amarela é a mais usada em velórios infantis, porque representa a pureza e a inocência das crianças.

Depois de saber mais sobre os tipos de flores para coroas, ficou mais fácil se decidir pela sua homenagem? Ainda tem alguma dúvida sobre esse assunto? Deixe um comentário para a gente e acesse nosso canal no YouTube:

Este conteúdo possui caráter não oficial e meramente informativo. As informações disponibilizadas foram confeccionadas tendo por base a legislação vigente em 11/07/2017. Eventuais alterações legislativas poderão impactar nas considerações apresentadas, não tendo o (Parque Renascer, Funerária) qualquer responsabilidade sobre possíveis incongruências que estas modificações possam causar ao conteúdo.

Cemitério Sem Mistério

O Cemitério Sem Mistério faz parte das empresas Parque Renascer e Renascer Funerária e criado para ser um portal informativo referente ao momento de luto.

string(171) ""

LEIA TAMBÉM

MATERIAIS GRATUITOS