5 dicas para escolher um cemitério que caiba no seu bolso

A perda de uma pessoa querida nos causa muitos sentimentos de tristeza e saudade. Mas, mesmo neste momento, precisamos racionalizá-los um pouco para fazer uma despedida carinhosa. Para que ela seja feita da melhor forma, é preciso levar em consideração muitas questões, inclusive o preço.

Como escolher um cemitério que caiba no seu bolso? Confira as 6 dicas que preparamos para você!

1- Planeje antecipadamente

O planejamento, além de evitar as burocracias necessárias que decorrem da morte de uma pessoa, é o primeiro fator que pode influenciar nos gastos com a despedida. Os familiares que pesquisam os preços de antemão, blindam-se de possíveis valores abusivos em um momento de maior fragilidade.

Dentro dessa pesquisa de preços, é preciso levar em consideração uma série de fatores que podem impactar neles, como: tipo de transporte do corpo, tipo de cerimônia e escolha do cemitério. Lembre-se de que a decisão por um cemitério tradicional ou cemitério parque deve levar em consideração o sentimento que o local provoca nas pessoas, uma vez que queremos sempre ter uma sensação harmoniosa frente a esse momento.

2- Escolha qual será o procedimento

Um dos fatores é especialmente importante: qual será o procedimento? Cremação ou enterro?

A escolha entre a cremação e o enterro influencia diretamente no seu bolso. Porém, nesse momento de despedida, não é uma opção simples, pois deve- se levar em conta o desejo do falecido, principalmente se ele professar uma religião específica.

Lembre-se de que as culturas e crenças no mundo adotam posições diversas acerca da cremação, por exemplo. Se não houve manifestação por parte de quem se foi, em geral, a decisão cabe aos familiares mais próximos, ascendentes, descendentes e cônjuges. Um dos pontos que impacta na escolha é saber o preço de cada procedimento.

3- Saiba os custos da cremação ou do enterro

Os gastos com a cremação ou com o enterro dependem do que é incluído em cada procedimento. São custos comuns aos dois o transporte do corpo, a cerimônia de velório (flores, ornamentos, velas e livro de presença) o caixão e a preparação do corpo.

No caso de enterro, há taxas cobradas pelo cemitério: taxa de sepultamento, de manutenção e limpeza do jazigo, além do valor do jazigo em si, que depende do seu uso (temporário ou perpétuo) e da localização. Na cremação, tem-se apenas o valor cobrado pelo procedimento e, se a família desejar, pela urna cinerária.

Considerando apenas o procedimento, a cremação costuma sair mais em conta ao longo do tempo, pela ausência de taxa anual de manutenção e de compra de jazigo. Porém, vale destacar novamente que os preços variam conforme os componentes adotados na cerimônia.

Serviços funerários

Há também que se considerar que, em muitos locais do Brasil, os serviços funerários são contratados à parte, não sendo custeados pelo cemitério. Lembre-se de levar em conta esses custos que, de acordo com Jayme Adissi, presidente da Associação dos Cemitérios e Crematórios do Brasil (Acembra), podem variar entre R$1.800,00 e R$60.000,00.

4- Faça um bom orçamento

Para que se faça um bom orçamento, seja de cremação ou de enterro, fique atento a essas dicas infalíveis:

  • Decida o que será incluído na cerimônia (ornamentos, velas, coroa de flores e livro de presença);

  • Se você não tiver um seguro funeral que cubra as despesas dos serviços funerários, pesquise e compare todos os custos relativos à cerimônia, ao transporte e preparação do corpo, ao enterro ou cremação;

  • Caso você tenha um seguro funeral, olhe com o plano o que poderá ser coberto e o que deverá ser complementado pela família, uma vez que a cobertura é limitada ao valor estabelecido em contrato;

  • Por fim, considere a confiabilidade da empresa que prestará os serviços.

Um bom orçamento, se feito antecipadamente, pode incluir a possibilidade de se investir em um jazigo futuro ou em uma cremação futura. É uma boa forma de poupar nesses momentos difíceis, além de ser menos impactante financeiramente, já que seu valor é diluído no tempo.

5- Verifique se o cemitério oferece seguro funerário

A família que opta por contratar um seguro funerário se beneficia com a comodidade e tranquilidade no momento do óbito, já que o planejamento do funeral e a junção da documentação ficam sob responsabilidade da seguradora. Além da ausência de burocracia, o plano funerário contribui para que os parentes não tenham custos elevados.

Isso porque o seguro funerário (uma das ramificações do seguro de vida) cobre as despesas funerárias do beneficiário, no limite da cobertura contratada. O Bosque da Esperança, por exemplo, conta com um plano que se adequa às condições financeiras da família, oferecendo cobertura para serviços como:

  • Compra de urna mortuária ou cinerária, coroa de flores e véu;

  • Ornamentação interna com flores natural;

  • Preparação do corpo (tanatopraxia ou embalsamamento);

  • Montagem de velório de acordo com a religião, cerimonial fúnebre e de despedida;

  • Venda de jazigos e cremação e aluguel de espaço para velar.

Considerando que o seguro é pago ao longo do tempo e de acordo com as condições de cada beneficiário, o impacto financeiro no bolso é menor. Além disso, ele contribui no planejamento.

6- Tenha referências da qualidade do serviço prestado

Todas as dicas dadas anteriormente devem ser levadas em consideração. Mas atente-se para a reputação do cemitério.

Imagine que você encontrou um cemitério, que ofereceu um seguro funerário em conta, que tem serviços que homenageiam adequadamente o familiar que se foi e que possui custos de cremação ou enterro viáveis. Esses benefícios não adiantarão se não forem, de fato, concedidos aos familiares conforme suas expectativas, seja por descaso do local, seja por falta de qualificação.

Por isso, antes de bater o martelo, a família deve buscar boas referências dos serviços oferecidos pelos cemitérios. Poucos são os locais consagrados e reconhecidos porque construíram uma reputação boa e isso deve ser um bom indicador para determinar a sua escolha. Esperamos que escolher um cemitério que caiba no seu bolso tenha se tornado uma tarefa mais simples depois das nossas dicas.

Quer ficar ligado em outros conteúdos exclusivos e gratuitos? Siga nossa página no Facebook!

Este conteúdo possui caráter não oficial e meramente informativo. As informações disponibilizadas foram confeccionadas tendo por base a legislação vigente em 23/02/2017. Eventuais alterações legislativas poderão impactar nas considerações apresentadas, não tendo o (Bosque, Renascer, Funerária) qualquer responsabilidade sobre possíveis incongruências que estas modificações possam causar ao conteúdo.

Cemitério Sem Mistério

O Cemitério Sem Mistério faz parte das empresas Parque Renascer e Renascer Funerária e criado para ser um portal informativo referente ao momento de luto.

string(171) ""

LEIA TAMBÉM

MATERIAIS GRATUITOS